Qual a lampada mais econômica

Com o crescente custo da energia elétrica veja qual a lampada mais econômica e conheça os diversos tipos para obter a maior economia de energia elétrica.

[ad#texto]

Com o custo da energia elétrica subindo ano após ano utilizar lampadas mais econômicas deixaram de ser um fator puramente ecológico para ser uma boa fonte de economia de dinheiro no final do mês, mas qual a lampada mais econômica no mercado?

Qual a lampada mais econômica
Qual a lampada mais econômica

O lado bom é que a tecnologia atual tem permitido que a industria desenvolva tipos alternativos de lampadas que maximizam a sua eficiência e consequentemente reduzam o gasto de energia elétrica.

A medida padrão para este eficiência é tida em lúmens / Watt, então vamos aos principais tipos de lampadas para descobrirmos qual a lampada mais econômica no mercado atualmente.

  • Incandescentes: é um tipo de lampada bem antigo, sua eficiência é muito baixa, cerca de 12 lúmens/Watt, logo precisamos de uma lampada mais potente para iluminar o ambiente e com isso elevamos o gasto energético. Para completar a sua vida útil também é baixa ficando na casa das 1.000 horas, em contra partida é a lampada residencial com o menor custo.
  • Fluorescentes: tem uma instalação mais trabalhosa pois demandam reatores externos e com isso o seu uso geralmente atrapalha a “beleza” do ambiente. Porém a sua eficiência é boa, ficando na casa de 70 lúmens/Watt e a sua vida útil é de aproximadamente 7.500 horas. Como principal deficiência são do tipo “frias” e prejudicam a reprodução de cores.
  • Fluorescentes compactas: como o próprio nome diz, tem tamanho reduzido e são eficientes como as fluorescentes tradicionais tendo a vida útil de aproximadamente 10.000 horas e se comparadas com as incandescentes comuns consomem 80% menos. Atualmente é a opção mais escolhida para residencias.
  • Halógenas: consomem de 25% a 40% menos que as incandescentes comuns e por preservarem o mesmo espectro de cor e demais características tem sido bem adotadas onde a substituição de lampadas incandescentes por lampadas fluorescentes não é bem aceita.
  • Dicróicas: são como um update das halógenas, também conservam o mesmo espectro de cor com vida útil de aproximadamente 3.000 horas, esquentam e direcionam a luz permitindo vários arranjos diferenciados na parte da decoração luminosa.
  • LED: este é o tipo de lampada com melhor eficiência, se comparadas com as incandescentes comuns consomem cerca de 95% menos e não possuem metais pesados ou outros compostos tóxicos como nas lampadas fluorescentes, sua vida útil também é elevada e em muitos casos supera as 20.000 horas, embora ainda tenha o custo muito elevado no longo prazo tende a ser uma opção mais econômica que todas as demais.

Agora que você já sabe qual a lampada mais econômica vamos falar mais um pouco sobre o LED, basicamente a industria de TI migrou componentes de um computador para formular a lampada de LED que conhecemos hoje e devido toda esta informatização temos até mesmo lampadas de LED controladas via wireless, realmente é uma convergência de dois segmentos distintos.

Para definirmos qual a lampada mais econômica devemos então confrontar o valor da lampada com sua vida útil e com isso obter a estimativa de economia, geralmente a lampada de LED irá apresentar o melhor custo-benefício, porém existem casos que mesmo as lampadas fluorescentes compactas podem ser a melhor opção levando em conta diversos outros fatores.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias