Quais as vantagens do Wi-Fi 6: listamos todas elas para você
Veja quais as vantagens do Wi-Fi 6 e como esta nova versão vai ajudar você, tanto na sua casa quanto em qualquer outro local que você estiver.
Em um mundo cada vez mais conectado estabilidade, velocidade e disponibilidade são essenciais, por isso vamos explicar quais as vantagens do Wi-Fi 6.
Logo após o advento do lançamento do 5G que melhora enormemente as conexões móveis é a vez das conexões residenciais terem melhorias.
Roteadores e repetidores de sinal wi-fi vem evoluindo, mas com o Wi-Fi 6 o salto tecnológico é muito maior.
Quais as vantagens do Wi-Fi 6: listamos todas elas para você
O Wi-Fi 6 vem para fornecer uma rede mais rápida, eficiente, flexível e escalável em comparação ao seu predecessor, o Wi-Fi 5.
A seguir vamos listar os principais pontos de melhoria da versão 6 em relação as anteriores:
Velocidade
Este é o principal ponto de evolução em uma rede de internet, sempre evoluir em velocidade.
O Wi-Fi 5 tem, em geral, capacidade entre 3.5 e 6.9 Gb/s, já o novo padrão, o Wi-Fi 6, oferece até 9.6 Gb/s de velocidade.
Além da velocidade total temos a questão da latência, que é o tempo de resposta, no novo padrão o tempo de latência tende a ser muito menor.
Conectividade
Quanto mais evoluímos mais dispositivos conectados nós temos, hoje além de computadores e smartphones temos TV’s, lâmpadas, eletrodomésticos em geral indo até mesmo equipamentos de automação residencial.
Com isso o novo padrão permite que os novos roteadores consigam manter um número de gadgets conectados simultaneamente muito maior.
Estabilidade e alcance
Atualmente o maior foco de reclamação de redes Wi-Fi é o limite de alcance e a estabilidade do sinal e ambos os problemas estão relacionados.
O Wi-Fi 6 em relação ao seu antecessor possui modo de modulação de amplitude de quadratura (QAM) de 1024.
Isso resulta em menor oscilação e menos interferências.
Segurança
Um ponto muito importante é a segurança, pois além de acessos não autorizados a sua rede o vazamento de dados será evitado.
No Wi-Fi 6 existe a necessidade do uso do protocolo WPA3.
Isso significa que os usuários têm mais uma camada de proteção de rede sem comprometer a performance.
O WPA3 tem nível de criptografia elevado tanto na versão comercial quanto na de uso pessoal em comparação com o WPA2.