Pirataria no Google Maps acontece na cara dura pra todo mundo ver
Foi descoberta uma forma de realizar pirataria no Google Maps e no momento está sendo utilizada para distribuir filmes e jogos.
Usuários inventam de tudo e o hype da vez é a pirataria no Google Maps que foi descoberta recentemente.
O artifício é engenhoso e utiliza a confiabilidade passada pela marca Google Maps como uma espécie de “certificado de confiança”, induzindo ainda mais ao erro.
Além de distribuição de filmes e jogos piratas é provável que links contendo diversos tipos de phishing também estejam sendo distribuídos.
Pirataria no Google Maps: como tudo acontece
Tudo é muito engenhoso e simples e utiliza um recurso do Google Maps chamado My Maps.
Neste recurso o próprio usuário pode customizar e criar seus próprios mapas.
O problema é que no caso do golpe o My Maps está sendo utilizado para armazenar links direcionando para downloads ilegais.
Por pertencer ao Google, o Maps repassa credibilidade aos olhos do usuário, mesmo não tendo responsabilidade nenhuma.
Um outro problema percebido é que por ter muita relevância estes links está herdando até certo grau a relevância do Maps resultando em melhor posicionamento na busca orgânica.
Assim temos links fraudulentos sendo bem ranqueados por motores de busca e parecendo ter alta credibilidade para o usuário.
Em resumo, é combustível para que ocorram muitos problemas.
No momento vários destes links estão sendo denunciados pelos detentores de diretos e estão sendo excluídos.
No entanto isso acaba por ser uma briga de gato e rato, onde os links podem surgir as centenas em um curto espaço de tempo.
Por enquanto não existe nenhum tipo de bloqueio ou sequer menção por parte do Google de que o problema está sendo tratado internamente.