Petrobras adotando o BROffice

[ad#texto]
Mais uma empresa do governo passa a implantar o BROffice como meio de reduzir os custos com TI, no caso específico licença de software. A Petrobras iniciou o processo de instalação do software de open-source BrOffice em 90 mil computadores.

A estimativa da própria BrOffice.org que controla a comunidade no Brasil é que o processo permita uma redução de pelo menos 40% nos gastos com aquisição de licenças de software proprietário. Segundo a Petrobras, o principal motivo da mudança foi econômico. A empresa também adotará o ODF como padrão interno de documentos.

Como navegador, a Petrobras passou a usar o Firefox recentemente. Cada setor terá a chance de avaliar se o software atende as suas necessidades e decidir se fica ou não com o BrOffice.

No caso da avaliação é preciso que a Petrobras tome cuidado extremo e saiba filtrar corretamente as questões onde irão envolver resistência a mudança por parte do usuário e onde realmente o BROffice for de fato deficiente.

Eu mesmo já participei de um processo frustrado de migração do Microsoft Office para o BROffice simplesmente porque os usuários, não todos, tinham a preguiça de tentar aprender e entender como funciona, mesmo sendo disponibilizados treinamentos internos sobre o uso do BROffice e apostilas em áreas públicas e de livre acesso. Afinal, o BROffice, pois o mesmo não é uma cópia do Microsoft Office, ele é de fato um software que atende as mesmas expectativas e por isso pode ser similar em alguns pontos como pode ser completamente diferente em outros.

O programa de código aberto já é utilizado por outras grandes empresas como Banco do Brasil, Metrô de São Paulo, Itaipu e Serpro.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias