Pagamentos via celular em testes no Brasil


A Visa está inovando na área de cobrança via cartões de crédito, ela começou a fazer testes com cartões do tipo contactless que são lidos por aproximação e não dependem de contato físico com o leitor e agora como segunda fase do projeto em conjunto com o Banco do Brasil, Bradesco, Nokia e Claro estão testando o pagamento via celular.

O processo de pagamento utilizando o celular é semelhante ao do cartão contactless e o sensor de leitura é o mesmo, você aproxima o celular que pode estar previamente configurado para aceitar automaticamente todos os pagamentos ou exigir senha para confirmar o mesmo.

No tangente segurança os pagamentos autorizados pelo celular são pequenos e em caso de roubo ou extravio o calote é pouco, mas ainda assim existe, o sistema conta hoje com cerca de 70 pessoas dos bancos Bradesco e BB utilizando celulares configurados e pouco mais de 30 estabelecimentos com leitores preparados para essa modalidade de pagamento.

O sistema ainda sem prazo para ser comercializado pelo jeito ainda vai demorar pois a Anatel nem homologou ainda celulares utilizando NFC (para suportar o pagamento) e existem questões comerciais, como por exemplo, o tipo e forma de tarifa que o banco vai cobrar (sim, os bancos sempre lucram) para disponibilizar isso aos seus clientes.

Momento Mãe Diná: Acredito que isso só será disponibilizado mediante alta tarifação por operação a partir de 2012, isso é Brasil.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias