Operadoras de telefonia ainda estão no passado

Operadoras de telefonia ainda estão no passado e iniciam guerra contra o Whatsapp ao invés de simplesmente atualizarem seus serviços ou deixarem seus planos mais atraentes.

[ad#texto]

Operadoras de telefonia ainda estão no passado
Operadoras de telefonia ainda estão no passado

Ao redor do mundo operadoras de telefonia tentam a todo custo cobrar de gigantes como Google e Facebook pelo suposto “uso exagerado” da rede, como se empresas já não pagassem por seus links e os clientes destas empresas também não pagassem para ter acesso a internet, resumindo, operadoras de telefonia ganham nos dois lados e ainda querem ganhar mais, muito mais.

De forma inteligente o Google rebateu todos os argumentos e de quebra está se estruturando para também se tornar uma operadora de telefonia, um golpe perfeito, outras empresas do segmento que também estavam sendo acochadas estão seguindo na mesma linha. Mas no Brasil o caso é muito mais grave, tão grave que todas operadoras de telefonia ainda estão no passado e a coisa vai se complicando muito mais.

Operadoras de telefonia ainda estão no passado: o problema

Notadamente a Tim e Claro tem oferecido em seus planos de dados a opção de utilizar o app Whatsapp sem descontar da franquia, logicamente este benefício não se estende para as chamadas de voz que o aplicativo possibilita, mas mesmo assim todas as operadoras brasileiras estão se posicionando de forma dura contra o Whatsapp.

Qual o motivo?

Eles alegam que todas as operadoras são obrigadas a pagar o Fistel (um imposto) para todos os números de telefone que possuem e que o Whatsapp utiliza este número em seu sistema e não paga nenhum tipo de imposto.

Na realidade as operadoras estão insatisfeitas pois o serviço voIP do Whatsapp é um fator que vem para contribuir para o decréscimo da relevância do uso de serviços de voz e isso pode afetar drasticamente a receita das operadoras.

Operadoras de telefonia ainda estão no passado: a realidade

A realidade é que quando clientes querem contratar um plano de dados mais generoso as operadoras empurram um astronômico plano de voz junto que na grande maioria dos casos só serve para encarecer a conta no final do mês, um exemplo, é a Vivo, para um cliente contratar um plano de dados com franquia de 1 GB por mês terá que levar de brinde um plano de voz de 160 minutos.

Para ajudar o comportamento dos clientes está mudando e na nova realidade de uso para quanto mais dados menor o consumo de voz, mas as operadoras parecem não entender isso e querem manter todos presos a planos de voz.

E por mais que as operadoras de telefonia tentem, o mercado consumidor está mudando e elas querendo ou não são os clientes que pagam todos os salários da empresa então ou elas mudam ou terão graves problemas em um futuro próximo.

Operadoras de telefonia ainda estão no passado: a regulamentação

Por enquanto a Anatel se mostrou totalmente contra a impor qualquer tipo de regulamentação para o app Whatsapp, isso é de certa forma um alívio, porém é preciso lembrar que o setor de telecomunicações é o setor que mais acumula lobistas e que esta opinião da Anatel pode mudar de forma bem provinciana em um curto espaço de tempo.

Por enquanto o Whatsapp e outros tantos aplicativos que utilizam o número de celular para autenticação podem seguir funcionamento no Brasil sem problemas e os usuários seguem aliviados.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

dezembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Categorias