O Windows 7 é realmente tão bom?


Hoje existe uma verdadeira histeria entorno do lançamento do Windows 7 para o consumidor final, tudo porque está sendo amplamente divulgado que o Windows 7 tem um desempenho melhor em relação ao Windows XP, ou seja, uma comparação com uma versão duas gerações atrás.

Eu sempre achei essa comparação pouco provável de ser verdade, até porque em termos de performance é difícil que operando em um hardware mediano um sistema operacional seja executado com melhor performance que um antecessor em duas gerações, afinal são 8 anos de distância.

Mas resolvi fazer um teste no seguinte hardware:

  • Processador Intel E2200
  • 2Gb DDR2 800 Mhz single channel;
  • HD 320Gb 7200 RPM.

Um hardware mediano, que deveria evidenciar toda a performance superior do Windows 7 em relação ao Windows XP, pois levando em conta o marketing da Microsoft, o Windows 7 além de aproveitar melhor os recursos de hardware ele possui algoritmos mais acertados o que em tese possibilitaria tal performance superior.

Mas não é bem isso que aconteceu, desde o tempo de boot até a instalação e execução de diversos aplicativos comuns na vida de um usuário doméstico embora a performance do Windows 7 seja superior a do Windows Vista, afinal ser pior que o Windows Vista é o mesmo que pedir para morrer na praia, ele foi visivelmente pior que o Windows XP.

Antes que alguém tente me queimar em praça pública pela heresia, eu fiz em ambos os casos a instalação default, com todos os valores recomendados pela Microsoft o que leva a crer que seja a melhor opção para o usuário doméstico, então não adianta falar que para o Windows 7 ser melhor que o Windows XP é preciso fazer a configuração XYZ, pois tomei por base o que um usuário comum faria.

Ambas as instalações e testes não foram feitos em laboratórios nem foram utilizadas métricas científicas, porém foram realizadas em um ambiente 100% prático e comum na vida de pelo menos 80% dos usuários de Windows e é nessa condição que toda a diferença de performance deveria ser evidenciada.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias