Utilizando o sudo sem senha


Em algumas situações podemos precisar que algum comando que necessite de sudo, como o mount por exemplo, seja executado no Ubuntu e mesmo em outras distribuições Linux sem a necessidade do usuário digitar a senha ou mesmo pertencer ao grupo de administração do sistema, para isso é necessário editar o arquivo visudo.

O comando visudo edita o arquivo /etc/sudoers e o processo de alteração é bastante simples, logado no Ubuntu com um usuário com privilégios de administrador, no terminal digite:

sudo visudo

Após a confirmação da senha irá ser exibida uma tela do nano (pelo menos nas versões do Ubuntu que eu utilizo vem o nano como default) ou o editor de textos de sua preferência. Basta inserir uma linha como o exemplo abaixo:

%semsenha ALL=NOPASSWD: /bin/mount

Esse comando ter por finalidade liberar todos os usuários contidos no grupo semsenha a utilizar o comando mount sem a necessidade de utilizar a senha do sudo, ou seja, é possível executar o seguinte comando:

sudo mount -t cifs //servidor/pasta /media/pasta
-o username=fulano,domain=dominio,
password=senha,iocharset=utf8

Note que mesmo após a edição do visudo é necessário utilizar o sudo antes do mount, porém não será exigida a senha.

Utilize esse recurso com cautela, pois um comando liberado pode dar permissão para o usuário comum executar funções administrativas e danificar todo o sistema.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias