O hardware legado sucateando o seu computador

[ad#texto]
Uma coisa que muita gente não presta atenção na hora de trocar de computador é o perigo que o hardware legado pode trazer se for reutilizado na nova configuração.

Um caso clássico é o usuário que tem um computador com aproximadamente 5 anos de uso, o que em termos de informática é um equipamento pedindo aposentadoria, tudo nesse computador já é obsoleto, mas no pensamento do usuário talvez ele possa aproveitar o seu HD (Hard Disk) para colocar no novo computador para fazer backup.

Ótima idéia!

Nem tanto.

Esse HD embora tenha uma capacidade de armazenamento mediana contém um embuste para o usuário, ele pode comprometer toda a performance do novo computador.

Como assim?

Todos sabem que o HD, leia-se acesso a dados, é o gargalo (ponto com menor performance que causa lentidão em todo o sistema) de qualquer computador moderno, a evolução em termos de performance que os processadores e memórias sofreram não foram replicados em igual escala para o HD, que por ser eletromecânico conseguiu evoluir muito na capacidade de armazenamento, porém na velocidade ficou devendo.

Colocando um HD antigo que tem a tendência de ser mais lento que o HD atual irá nivelar por baixo a velocidade média de acesso a dados, pois com dois HD´s trabalhando paralelamente em diversas ocasiões o sistema terá que esperar uma resposta do HD antigo para poder prosseguir com o processamento usual, e não falo somente na hora do backup, me refiro ao uso diário.

Então antes de aproveitar aquele componente antigo, pense bem se vale realmente a pena.

Tags:
Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias