Nvidia e a cloud computing

[ad#texto]

Sem dúvida agora a Nvidia inovou e muito, anunciando uma ideia que pode alterar e muito a forma como a GPU ou pelo menos seu poder de processamento, o novo produto/serviço da Nvidia é chamado de GeForce Grid e promete fornecer processamento de GPU via cloud computing, ou seja, gamers de plantão não precisaram gastar pequenas fortunas em novas GPU´s a cada ano para se manterem atualizados.

A priori a Nvidia não disse se o serviço será de fato destinado a gamers ou terá utilização mais nobre como aplicações científicas que pode se beneficiar horrores de um array de GPU´s disponíveis para seus cálculos e renderizações complexas. A informação que a Nvidia passou é que eles não vão diretamente fornecer o serviço e acesso ao recurso, vão apenas disponibilizar hardware e inteligência para que empresas parceiras implementem seus serviços de GPU na nuvem e estas parceiras é que irão de fato comercializar o serviço.

A estratégia é acertada, afinal o foco da Nvidia tem que ser continuar desenvolvendo a tecnologia de suas GPU´s e não se preocupar em fornecer acesso a serviços de nuvem para clientes finais, é por isso que vemos GPU´s da Nvidia em “placas de vídeo” de diversos integradores de hardware, a Nvidia desenvolve a tecnologia e vende o hardware GPU, o resto é por conta dos integradores.

Só tenho dúvidas sobre a necessidade de banda para esse tipo de comunicação e como o GeForce Grid irá tratar a latência da rede para isso, que tende a ser alta.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

novembro 2020
DSTQQSS
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Categorias