Novo sistema mobile da Samsung

[ad#texto]

Logo no início do ano foi falamos do próximo lançamento da Canonical, uma versão mobile do Ubuntu, agora a Samsung confirma que irá lançar ainda este ano alguns smartphones com um sistema operacional próprio, baseado em Linux, o Tizen.

O projeto que deu origem ao Tizen é mantido pela Samsung e pela Intel com supervisão direta da Linux Foundation com a participação de algumas empresas de telefonia celular, como a Vodafone.

Não existem muitas informações precisas sobre o Tizen e a Samsung não conforma quantos nem as especificações técnicas dos smartphones que serão lançados com o Tizen, apenas confirma que vai depender do mercado, mas como o sistema tem um pé no projeto do MeeGo que foi abandonado pela Nokia há muita expectativa de que o Tizen seja um bom sistema, fluído e econômico na bateria, as maiores reclamações dos usuários do Android.

Pelo óbvio motivo da Intel ser uma das líderes do projeto fica quase certo de que os smartphones utilizarão processadores Intel, talvez até mesmo x86, mas nada que impeça que exista lançamentos paralelos de smartphones com processadores ARM, principalmente os modelos destinados ao segmento low-end.

Quanto a motivação da Samsung em desenvolver um sistema operacional próprio fica a quase necessidade de inovar, coisa que com o Android fica difícil devido a grande dependência do Google, outro detalhe é que a interface para o Android TouchWiz desenvolvida pela Samsung também estaria enfrentando algumas restrições na inovação de recursos devido a características do próprio Android, coisa que com o Tizen, que já terá a sua interface baseada no TouchWiz não deverá ocorrer.

Mas toda esta fragmentação dos sistemas operacionais mobile é preocupante, somente este ano teremos o lançamento do Firefox OS pela Mozilla, do Tizen pela Samsung e do Ubuntu mobile pela Canonical, somando tudo isso ao iOS, Windows Phone e ao Android com as dezenas de versões customizadas por fabricantes fica difícil comparar modelos e recursos e no final o consumidor fica mais confuso.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias