Novidades sobre a trajetória do Windows

[ad#texto]
Rumores, rumores e mais rumores. A princípio nada é muito concreto, mas sites especializados em vazar informações corretas sobre o Windows, assim como aconteceu com o Windows Vista e o Windows 7, alegam que o sucessor do Windows 7, que deverá se chamar de Windows 8 deverá sair no começo do ano de 2013.

O Windows 8 deverá ter dois Betas (pelo um deles deverá ser público) e apenas uma versão de RC, release candidate, antes do lançamento oficial. Contudo a informação é que a versão retail só seja liberada na primeira semana de janeiro, o que é bem estranho, pois a Microsoft e seus parceiros perderiam a motivação do Natal, onde poderiam alcançar uma boa margem de vendas.

Também foi noticiado que a Microsoft deverá lançar a versão para servidores do Windows, chamada provavelmente de Windows Server 12.

Já quanto ao Windows 7, o seu service pack 2 deve ser lançado em 2012 junto com o service pack 2 do Windows Server 2008 R2.

Voltando a falar sobre o Windows 8, está meio que confirmado que ele trará novidades expressivas, como:

  • Suporte para processadores de 128 bits (que nem estão no mercado ainda) e a exclusão do suporte para processadores de 32 bits, ou seja, o Windows 8 só existirá para 64 bits ou 128 bits.
  • A interface gráfica terá uma nova engenharia e nova engine, embora o Aero seja mantido para computadores mais antigos, a exigência de hardware da nova engine gráfica do Windows 8 será alta, semelhante o que foi para o Windows Vista na época do seu lançamento, e promete revolucionar (devem copiar a interface e efeitos que o Compiz já tem a anos, brincadeira).
  • Talvez o famigerado WinFS, novo sistema de arquivos do Windows seja finalmente lançado e daremos adeus ao NTFS, e talvez também possamos dar adeus ao Desfragmentador, que vira e mexe entulha do HD.
  • Melhorias significativas no controle de usuários e modo como o sistema trata arquivos, aqui é um ponto controverso, alguns relatam que é apenas um esforço da Microsoft para deixar o sistema mais inteligente e rápido, outros dizem que é para suprir o verdadeiro Calcanhar de Aquiles do Windows, o ataque de pragas virtuais, a nova gerencia executada pelo sistema colocaria barreiras que em primeiro momento evitaria a infecção por um malware e em segundo momento, mesmo que a infecção ocorresse o dano seja minimizado, isso seria realmente interessante.

Por enquanto são estas as informações do futuro Windows 8, a única certeza que tenho é que meu notebook não irá suportar a nova interface gráfica do Windows e que em 2012 ele já estará com 3 anos de uso intenso, ou seja, pedindo aposentadoria e mediante a situação eu finalmente irei adquirir um AMD Vision, isto é, se a plataforma for realmente tão eficiente como todos estão dizendo.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias