Novidades (ou não) sobre o Windows 8

[ad#texto]
Os rumores, lendas e casos cercando o Windows 8, nova cria da Microsoft que deverá nascer entre 2012 e 20113 são numerosos, aliás, numerosos até demais.

O cerne da questão é que tem pouca importância para o cenário de informática mundial se o Windows 8 terá ou não outro gerenciador de janelas, se virá ou não com o Aero ou se usará ou não a interface Ribbon do Office 2010, o que vai de fato realmente importar é o suporte a processadores ARM.

Antes o que de fato limita os desktops e notebooks, obrigando-os a utilizar processadores da linha x86 ou E64 mais recentemente, era o Windows. Isso mesmo, pelo fato do Windows estar em cerca de 80% destes equipamentos e até o Windows 7 suportar somente os processadores citados não era viável para a indústria do hardware investir em um computador pessoal com um tipo de processador não suportado pelo Windows.

Como o mercado de tablets, netbooks e smartphones mais potentes que muitos notebooks que conheço, todos eles utilizando processadores padrão ARM, a Microsoft se viu obrigada a suportar esse tipo de processador, até mesmo porque o Windows Mobile já possui tal suporte e com o mercado sinalizando uma possível migração para esse tipo de processador via convergência não existe motivo para se prender somente aos processadores x86.

Se de fato o Windows 8 suportar processadores ARM, creio que 1 ano após o seu lançamento será provavel que diversas linhas de notebooks e desktops abandonem processadores x86 e migrem para processadores ARM, principalmente os notebooks, pois processadores ARM são notórios pelo baixíssimo consumo de energia.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias