Novidades do Chrome 73 para Windows e MacOS
Já viu as novidades do Chrome 73? Esta versão que acabou de ser liberada vem com boas novidades e indica o futuro do browser.
A toda nova versão do Google Chrome vemos várias novidades chegando e desta vez cada plataforma terá suas particularidades. Veja as novidades do Chrome 73.
Com novidades somente para MacOS ou somente para Windows podemos dizer que praticamente temos dois browsers.
Porém a tendência é que os recursos sejam convergentes para estarem disponíveis em todas as plataformas em um espaço de tempo bem curto.
Novidades do Chrome 73: as novidades
Vamos segmentar as novidades entre os sistemas operacionais MacOS, Windows e Linux.
E conforme for o seu ambiente saberá quais novidades poderá utilizar.
No MacOS
A novidade mais interessante sem dúvida é o modo escuro nativo no Chrome.
Que por enquanto estará disponível somente para o MacOS por um motivo bem simples: o Windows não possui modo escuro e o Linux não tem usuários.
Quando o usuário ativar o modo escuro do MacOS o Chrome entenderá este novo modo e também adotará um visual dark, semelhante a página anônima.
Outra boa novidade é o suporte dos botões multimídia do teclado físico para controlar áudio e vídeo direto no Chrome, muito simples e prático.
Outra novidade é o suporte expandido aos Progressive Web Apps (PWAs), isso irá dinamizar o uso destas aplicações dentro do Chrome e o mais interessante é que este suporte expandido já existia no Windows e Linux e chega somente agora ao MacOS.
No Windows
Deverá suportar o modo escuro em breve, assim que a Microsoft liberar esta opção nativamente no Windows, lembrando que membros do programa Insider Preview já vem testando o dark mode.
O Chrome no Windows também receberá o suporte as teclas multimídia de teclado físico, ficando então somente o Linux de fora.
No Android
O Chrome mobile também trouxe novidades.
Agora é possível utilizar o Lite Pages para otimizar o carregamento de páginas HTTPS.
Para ver se o seu Chrome está atualizado é bem simples.
Basta acessar Sobre o Chrome e verificar se está na versão 73.
Mas de resto é bem provável que o seu Chrome já esteja atualizado automaticamente.