Notebook Lenovo com falha de segurança na inicialização
Notebook Lenovo com falha de segurança está afetando o processo de inicialização segura e pode comprometer os usuários do Windows.
Ao que tudo indica notebook Lenovo com falha de segurança está afetando o processo de inicialização segura para o Windows.
Ao que tudo indica essa falha é grave e afetada equipamentos das linhas Yoga, ThinkPad e Ideapad.
Como podemos notar até mesmo linhas premium estão afetadas, pois o software do firmware dos notebooks são os mesmos para essas três linhas.
Notebook Lenovo com falha de segurança: veja como se proteger
A falha de segurança foi descoberta e reportada por pesquisadores de segurança da empresa ESET.
Todo esse problema foi gerado por uma falha da Lenovo que incluiu drivers incorretos durante o processo de produção dos notebooks.
Desta forma invasores podem desativar a ferramenta UEFI Secure Boot e com isso conseguem carregar código malicioso na inicialização do Windows.
Para piorar ao explorar a falha um malware poderia ficar residente mesmo após uma reinstalação do Windows, dificultando muito a completa remoção e limpeza do notebook.
As brechas foram catalogadas como CVE-2022-3430, CVE-2022-3431 e CVE-2022-3432, sendo que a falha CVE-2022-3432 afeta somente um modelo de laptop, o Ideapad Y700-14ISK.
Como o modelo Ideapad Y700-14ISK já está descontinuado ele não receberá nenhuma correção de segurança e continuará com a vulnerabilidade.
O que fazer para se proteger?
Para quem possui um notebook Lenovo é recomendado que o usuário acesse o suporte da Lenovo para verificar se ele foi afetado pela falha.
Para efetuar de fato a correção é preciso atualizar a BIOS do seu notebook.
Para realizar essa atualização é necessário observar os requisitos e necessidades diretamente do site da Lenovo.
Lembrando que é preciso cuidado para realizar a atualização de firmware, pois uma atualização errada poderá inutilizar o seu equipamento.