Novo processador ARM Cortex-A78C destinado a notebooks

É de fato um caminho sem volta e o novo processador ARM Cortex-A78C foi lançado com foco exclusivo nos notebooks para matar o padrão Intel

Novo processador ARM Cortex-A78C destinado a notebooks
Novo processador ARM Cortex-A78C destinado a notebooks

O mercado de processadores não é mais marcado com a liderança da Intel com opções da AMD, o novo processador ARM Cortex-A78C foi lançado com foco exclusivo em notebooks.

Embora ainda mantenha a liderança no segmento X86-X64 a Intel terá que enfrentar um concorrente bem diferente desta vez.

Se estava acostumada a lidar com o AMD, as novas linhas de processadores padrão ARM vai movimentar o segmento.

Novo processador ARM Cortex-A78C no segmento de notebooks

A grande sacada da ARM para esta linha é o conceito de always on, ou seja, sempre ligado que visa em deixar nossos notebooks sempre ligados, assim como nossos smartphones.

Sem dúvidas uma grande mudança de paradigma.

Enquanto o Cortex-A78 adota a tecnologia big.LITTLE, onde núcleos potentes são conjugados com núcleos econômicos, resumindo, no A78 temos 4 núcleos Cortex-A77 destinados a potencia e quatro Cortex-A55 destinados a economia.

No Cortex-A78C temos a adoção da tecnologia Big Core, onde um fabricante poderá projetar processadores hexa-core ou cota-core com núcleos exclusivamente destinados a potencia.

Além disso o novo padrão permite trabalhar com cache L3 de até 8 MB e também temos a GPU Mali-G78, cerca de 25% mais potente que a geração anterior e NPU Ethos-N78 destinado a processamento neural.

Mais potencia e mais problemas para a Intel

O que de certa forma era uma barreira de proteção para a Intel era a questão da performance.

Mais melhor que fosse um notebook com grande autonomia de bateria proporcionada pelo padrão ARM a baixa performance ainda era uma grande barreira a ser vencida.

Com os últimos lançamentos de processadores ARM destinados exclusivamente a alta performance para uso em notebooks esta barreira esta diminuindo.

A Intel terá que lidar de fato com este novo concorrente que surge com benefícios que ela não poderá oferecer em um curto espaço de tempo.

Microsoft e Apple na briga

Já faz anos que a Microsoft tenta emplacar um Windows exclusivo para o padrão ARM.

Porém sempre esbarra na falta de aplicativos, já que todos são construídos exclusivamente para a plataforma X86-X64 e também a questão de hardware, já que os lançamentos não ajudam quando falamos de hardware.

É aí que o lançamento da próxima semana da Apple poderá mudar completamente este cenário.

É certo que a Apple produzirá seu próprio design de processadores ARM, os chamados Apple Silicon, porém se obtiver sucesso uma grande barreira será vencida.

Prometendo alta performance e compatibilidade de aplicativos via camada de abstração, se tudo funcionar conforme o prometido será um revolução.

E atrás virão Microsoft, Samsung, Dell e outros integradores disponibilizando hardware decente com Windows destinado ao ARM.

Logo, nos próximos anos ou a Intel se vira ou ficará para trás.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

dezembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Categorias