Nokia lança o N9, sem o Windows 7
[ad#texto]
O acordo de compra parceria entre a Nokia e a Microsoft ainda está somente no papel, pois os primeiros smartphones da Nokia ostentando o Windows 7 só estão previstos para o segundo semestre de 2011.
Mas a Nokia lançou o N9, utilizando o Meego (sistema operacional mobile produzido em parceria com a Intel que irá morrer em breve).
A Nokia fala em revolução do mercado, mas o hardware do aparelho é igual ao de qualquer outro smartphone topo de linha, ou seja, tela AMOLED, processador de 1Ghz e opções de 16Gb ou 64Gb de memória, além de claro de wi-fi e 3G.
A impressão que tive é que a Nokia lança esse smartphone com o Meego por dois motivos:
- Honrar parte do acordo com a Intel e tentar pelo menos atingir o payback do seu investimento no Meego;
- Tentar preservar o pouco que resta da reputação da Nokia no mercado mobile, em partes, para melhorar a sua sobrevida para o lançamento dos primeiros smartphones da Nokia com o Windows 7.
Creio que os usuários que comprarem o N9 irão no fundo é se arrepender, não pelo hardware, que embora não inovador é bem parrudo, mas sim pelo software, não que o Windows 7 seja uma maravilha, mas é muito melhor para o usuário quando o sistema operacional mobile do seu smartphone é o sistema preferido pela fabricante, ou seja, o Meego ficará órfão em breve, muito breve.