Mil maneiras de atualizar o Ubuntu
O Ubuntu 9.04 já foi lançado a vários dias e o pessoal continua pensando na melhor forma de atualizar o sistema, basicamente temos duas formas, onde uma é realmente uma atualização da versão já instalada e a outra é um reinstalação limpa (do zero).
Geralmente os usuários preferem a atualização do Ubuntu, pois via atualizar é efetuado do download dos pacotes necessários e o próprio gerenciador se encarrega de atualizar o sistema e manter todas as configurações do sistema antigo ativas (a não ser que alguma delas conflite com o novo sistema, mas são casos isolados).
O outro método consiste em fazer o download da imagem de instalação do Ubuntu ou solicitar um CD gratuito e efetivamente apagar a instalação anterior e instalar a nova versão. Geralmente essa opção é utilizada quando a instalação corrente está muito sucateada de tantas configurações erradas e instalações mal sucedidas (nem o Linux é imune a falta de perícia do usuário).
E depois ainda falam que a instalação do Linux (Ubuntu) é complexa e cheia de macetes que inviabilizam a sua utilização, quando é que o Windows oferece um sistema de upgrade tão simples e modular quanto o apresentado pelo Ubuntu?