Microsoft se junta com Baidu, na China

Microsoft se junta com Baidu, na China, em busca de mais usuários e de uma maior penetração no país. Mas será que o risca vai valer a pena?

[ad#texto]

Microsoft se junta com a Baidu, na China
Microsoft se junta com Baidu, na China

Acredito que muitos aqui já sofreram com os vários malwares que a empresa Baidu insiste em distribuir junto aos seus duvidosos aplicativos, mas uma notícia tem deixado uma grande nuvem de dúvida no ar: Microsoft se junta Baidu, na China.

A parceria é mais do que insólita, afinal no ocidente a Baidu é largamente acusada de utilizar métodos pouco éticos para instalar malware e crapware em qualquer computador que tenha acesso a fim de expandir e inflacionar de forma artificial seu número de acessos.

Afinal se na China onde o Google é fortemente controlado pelo governo e os desentendimentos são constantes a Baidu – que tem seu principal foco as buscas – é muito incentivada e tem um market share maior que o próprio Google.

Microsoft se junta com Baidu, na China: a motivação da Microsoft

Vamos analisar os motivos desta arriscada parceira.

Na China o Windows XP é o sistema operacional mais utilizado e ele é fortemente pirateado, praticamente todas as cópias são piratas, e o Windows 8 foi banido pelo governo chinês, assim uma parceria com uma empresa local que possui forte penetração no mercado de TI pode ser um caminho muito mais fácil de ser trilhado.

E também devemos levar em conta que uma parceria com uma empresa como a Baidu irá levar a Microsoft novamente as graças do governo chinês e prováveis embargos aos produtos Microsoft podem ser retirados.

Microsoft se junta com Baidu, na China: os detalhes da parceria

A ideia da Microsoft é conseguir inserir o Windows 10 em substituição ao Windows XP e de quebra coibir e diminuir a pirataria de seus produtos, com isso será criada uma versão simplificada do canal de atualização que será chamado de Windows 10 Express que irá fornecer gratuitamente cópias do Windows 10, mesmo para os usuários de cópias ilegais do Windows.

O Windows 10 distribuído na China terá como página inicial do Edge o Baidu.com e apps como Baidu Search, Video, Maps e Cloud virão pré-instalados o que daria a Microsoft uma base de aproximadamente 600 milhões de usuários.

Mesmo com esta quantidade de possíveis usuários disponíveis de forma rápida o risco para a Microsoft continua alto, afinal a reputação negativa da Baidu pode manchar a imagem do Windows 10, principalmente quando falamos em segurança e esta será uma mancha bem difícil de ser removida.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias