Microsoft compra Nokia
[ad#texto]
Quem é das antigas se lembra da Nokia de 10 anos atrás, a maior fabricante de celulares do mundo, com produtos que primavam pela qualidade e durabilidade, mas chegou a era dos smartphones e a Nokia viu seu império dilapidado pelo iOS e pelo Android.
Com prejuízo atrás de prejuízo a Nokia ainda tentou firmar um acordo com a Microsoft se tornando parceira devido ao grande esforço da Microsoft no Windows Phone, porém o sistema operacional nunca decolou no mundo mobile e apesar de ter melhorado a margem de vendas da Nokia ainda foi muito pouco.
Então os CEOs das duas empresas terminaram por consolidar o que já era certo e enfim foi anunciado que pelo valor aproximado de 3,75 bilhões de Euros a Microsoft comprou a divisão de dispositivos e serviços da Nokia.
No acordo ainda está mencionado que a Microsoft deverá abrir um datacenter na Finlândia que acabará por servir de central de conectividade para toda a Europa e a Microsoft ainda pagará mais 1,67 bilhões de Euros pelas patentes da Nokia por um período de 10 anos além de ceder o uso das patentes da Microsoft para que a Nokia melhore o serviço de mapas HERE.
A Microsoft ainda se comprometeu a continuar com a produção dos smartphones de baixo custo da linha Asha.
Seguindo os passos do Google que também só possuía um sistema operacional mobile e seu ecossistema a Microsoft adquiriu uma empresa focada em hardware, resta saber se daí sairão frutos, pois o Google demorou um bocado para dar “sua cara” aos smartphones produzidos pela Motorola Mobility.