Melhorando a segurança do Facebook

[ad#texto]
Quando o assunto é segurança, o Facebook ainda tem muito que aprender, tanto isso é fato que o próprio perfil do Mark Zuckerberg (um dos criadores e fundadores do Facebook) já foi invadido e diversas fotos pessoais foram roubadas, mas é possível que com um pouco de cuidado a sua segurança dentro do Facebook possa ser melhorada.

  • Criptografia do link: hoje o Facebook já incorpora o SSL como método de criptografia, para ativa-lo basta visitar as configurações de sua conta e selecione “Segurança” à esquerda. Você verá se a “Navegação segura” está habilitada ou não. Clique em “Editar” para ativar. Alguns aplicativos podem não funcionar e a navegação pode ficar um pouco mais lenta, mas o incremento na segurança compensa os possíveis problemas, principalmente para quem utiliza o Facebook de computadores públicos ou utiliza wi-fi pública, pois um sniffer pode capturar dados importantes no tráfego da rede.
  • Cuidado com a informação que exibe e compartilha: tome cuidado, pois dados como a data de nascimento são utilizados pelo Facebook para identificar você, e dados como localização podem facilitar que golpistas apliquem golpes via e-mail com base nos lugares que você visitou.
  • Desligue e tranque a porta ao sair: ao terminar de utilizar o Facebook sempre clique em sair, jamais feche o navegar com a sessão do Facebook ativa, pois dessa forma sua sessão fica aberta e malwares do tipo likejacking podem se aproveitar do seu descuido e utilizar a sua conta para disseminar links e outros tipos de golpes como se fosse uma publicação legitima sua.

Realmente o Facebook tem um longo caminho no sentida da segurança, mas você pode se ajudar e evitar dores de cabeça futura.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.