Malware para Android está minerando Bitcoins

Malware para Android infecta mais de um milhão de gadgets e está minerando Bitcoins, veja se o seu gadget está infectado.

[ad#texto]

A Trend Micro detectou uma atividade diferente para um malware, após ter infectado mais de um milhão de gadgets foi detectado que este malware para Android está minerando Bitcoins e enviando os mesmos para a conta de seus criadores.

Malware para Android está minerando Bitcoins
Malware para Android está minerando Bitcoins

A forma de infecção se resume a instalação de apps contaminados, o detalhe que versões do TuneIn Radio e Football Manager Handheld que circulam fora da Play Store estão infectando usuários assim como apps instalados a partir da própria Play Store.

A principio as descrições de permissões que é exibida antes da instalação do app não chama a atenção nem revela nada que posso indicar para o usuário que aquele app em questão está infectado.

Ainda de acordo com a Trend Micro este malware para Android já minerou diversas moedas como por exemplo Dogecoins e atualmente Litecoins e em seguida transfere as moedas para seus criadores, sendo que Bitcoins também estão na mira deste malware.

O processo de mineração de Bitcoins exige alto processamento e por consequência demanda alto gasto energético e isso seria facilmente percebido por um usuário mais antigo, para burlar isso o malware é programa para executar a mineração somente enquanto o gadget estiver carregando.

Por enquanto não existe uma solução definitiva e por isso para descobrir se você já foi infectado somente observando atentamente o comportamento do seu gadget e a qualquer sinal de aumento no consumo de energia ou lentidão procurar investigar o que está ocorrendo.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.