Mais utilidades para o Grafeno
[ad#texto]
Lembram-se de quando falamos sobre o Grafeno e como este supermaterial irá revolucionar a indústria de processadores quando a tecnologia assim permitir? Então, o Grafeno vai ser utilizado muito além da fabricação de processadores futuristas, ele também tem alto potencial para a indústria fotográfica.
Hoje os sensores utilizados (CMOS e CCD) ainda penam para fazer boas fotos em condições de baixa luminosidade, e é neste ponto que o Grafeno aparece como a salvação.
Foi desenvolvido um protótipo de um sensor a base de uma única folha de Grafeno e ele tem a capacidade de capturar luz cerca de mil vezes mais que os atuais sensores, além disso também foi analisado que o sensor de Grafeno é capaz de capturar infravermelho além do espectro “visível”, o que coloca o sensor de Grafeno com aplicação prática para equipamentos militares e civis.
Mais um detalhe, o sensor de Grafeno consume 10 vezes menos energia e por ter sido projetado com “interesses comerciais” os pesquisadores afirmam que será simples para que as indústrias implantem o sensor de Grafeno em seus atuais sensores CMOS, por exemplo, bastará tirar um sensor e aplicar outro, sem maiores complicações ou alterações nas linhas de montagem.
Os sensores de Grafeno ainda não tem data definida para serem de fato implantados em gadgets com fins comerciais.