Macete para o erro FRM-40039 no Oracle Forms 6

[ad#texto]

Às vezes por diversos motivos ao compilar ou por alguma ação externa o PATH das bibliotecas atachadas no seu Form pode ser direcionado para alguma área onde o usuário de execução não tem acesso, esse problema comumente ocorre quando temos um ambiente de qualidade para compilação e testes separado do ambiente de produção, e logicamente o usuário final não tem permissão de acesso ao ambiente de qualidade.

Para corrigir esse problema dentro do Oracle Forms 6 é bem simples.

Basta acessar no Object Navigator a opção Attached Libraries, selecionar a biblioteca com problema e clicar com o botão direito do mouse e após clicar na opção Property Pallet.

Você verá em PL/SQL Library Location o path que está errado, para corrigir, normalmente basta excluir a biblioteca e atacha-la novamente clicando no botão de Create (aquele com sinal de “+” na cor verde) e ir seguindo os passos para incorpora-la ao seu Form.

Normalmente o próprio Oracle Forms Builder trata de restaurar o posicionamento e demais acertos acerca da biblioteca alterada.

Dica: esse procedimento se aplica ao Oracle Forms 6 e Oracle Forms 6i, para o caso do Oracle Forms 10g e suas variantes o acerto terá que se realizado no registro do Windows na chave ORACLE_PATH.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias