iPhone vrs Android: quem vence essa batalha
Qual ecossistema é o melhor mobile? Analisando iPhone vrs Android vamos mostrar as vantagens de cada um e também derrubar mitos.
Quando falamos de iPhone vrs Android sempre teremos rivalidade e desavenças entre os fãs mais fanáticos.
Mas muito do que ouvimos sobre ambos os sistemas são simplesmente mitos que foram surgindo ao longo dos anos.
No meio de tanta informação desencontrada vamos falar sobre os benefícios de cada sistema e também sobre os mitos mais comuns.
iPhone vrs Android: quem vence essa batalha
Enquanto o sistema Android é distribuído por vários fabricantes de smartphones a Apple lida sozinha com o iPhone e o iOS.
Embora possa parecer uma briga desigual a Apple possui suas armas e o trunfo de ser a pioneira no formato de smartphones que utilizamos atualmente.
Afinal antes do iPhone tínhamos telefones celulares inteligentes, com telas pequenas e de baixa resolução, péssima experiência de uso e horríveis teclados físicos.
Mas nem tudo é glória para o iPhone, que deixou de inovar e viu smartphones com Android superarem vários requisitos que reinava anteriormente.
A seguir vamos falar sobre as vantagens e mitos tanto do Android quanto do iPhone.
O Android possui mais opções que o iPhone
Sim, muito mais opção, possuindo desde modelos mais simples e muito mais baratos a até modelos mais caros que rivalizam em recursos e preço com o próprio iPhone.
Além da grande gama de opções temos diversos fabricantes, onde algumas até mesmo customizam o Android oferecendo experiência de uso personalizada.
Vale lembrar que modelos mais simples podem sofrer para executar o Android e com isso o usuário irá sofrer para utilizar seu smartphone.
E também devido a customização o processo de atualização pode ser deixado em segundo plano, reduzindo a vida útil do gadget.
iPhone é muito mais caro que o Android
Depende, se você comparar um celular de entrada com Android com um iPhone a diferença de preço será brutal.
Porém, temos que ter em mente que são smartphones para públicos diferentes e com objetivos diferentes.
Se formos pegar um smartphone topo de linha, como por exemplo o Samsung S24 teremos a mesma faixa de preço de um iPhone.
E também a mesma qualidade e recursos, por isso devemos ter cuidado ao comprar ambos.
iPhone nunca terá problema com vírus
Não é bem assim, embora a loja de aplicativos da Apple seja mais restritiva e controlada e não exista a possibilidade de instalar um APP fora da loja o iOS também possui registros de problemas com malware.
Algumas vezes algum malware escapa embutido dentro de um aplicativo e vai parar dentro da loja da Apple.
Outras vezes um iPhone será infectado clicando em links obscuros enviados por SMS.
Embora seja mais seguro por ser menos permissivo com a vontade do usuário o iOS está longe de ser invulnerável a vírus e outros tipos de malware.
iPhone tem vida útil maior
Por ter um ambiente totalmente controlado pela Apple, e quando falo isso me refiro desde a concepção de design a até o processo produtivo, o iPhone tem vida útil mais extendida.
Somando a isso por atualizar por muito mais tempo a vida útil com qualidade do iPhone é muito superior ao de seus pares com Android.
Somente a Samsung mantém um ciclo de atualização maior, porém, ainda assim é a metade do tempo de um iPhone.
Menos customização no iPhone
Por possuir um ecossistema e um sistema menos permissivo e mais engessado é óbvio que o iOS tem menos opções de customização se comparado ao Android.
Se isso frusta os entusiastas que adoram passar longas horas customizando seus aparelhos, por outro lado garante mais estabilidade e performance.
Pois boa parte das opções de customização do Android acabam passando por conceder permissões de ROOT e outros ajustes perigosos no sistema.
Maior autonomia do Android
No Android encontramos alguns padrões de segmentos e classes de clientes que utilizam smartphones com Android.
Geralmente aparelhos com modelos de entrada e intermediários irão possuir desempenho no máximo mediano e baterias gigantes, que somado a telas com menor resolução irão garantir muitas horas longe das tomadas.
Estranhamente o iPhone e smartphones Android topo de linha possuem baterias bem menores e com isso dependem muito mais do carregador.
Maior integração
Graças a um ecossistema fechado e com vários gadgets além do iPhone em si, os proprietários de gadgets da Apple possuem produtos altamente integrados entre si.
De compartilhamento de dados em tempo real a até atender ligações em um MacBook a integração é total e transparente.
O AirDrop se encarrega de realizar intercambio de arquivos com facilidade, agenda, ligações, e-mails e qualquer outro recurso é compartilhado entre todos os equipamentos da Apple.
Tudo através de uma única conta de usuário Apple.
Atualmente o Android está refinando a integração com o Windows, porém com a alta capilaridade de ambos a integração ainda é muito modesta.
Melhor experiência de uso
Embora a Samsung tenha se esforçado para vender experiência de uso ao invés de smartphones o iPhone ainda leva vantagem.
Migração do aparelho antigo para o novo, facilidade de inicializar o aparelho pela primeira vez, fluidez e semântica fazem do iPhone uma experiência superior ao Android.