Instalando Oracle Forms & Reports no Ubuntu
No ambiente empresarial um problema na adoção do Linux (principalmente distribuições amigáveis como o Ubuntu) em desktops é que vários sistemas ERP tem seus clientes portados apenas para o Windows. Com sistemas ERP desenvolvidos utilizando a ferramenta Forms & Reports da Oracle ocorre isso.
O Forms & Reports possui uma versão portada para Linux, porém os aplicativos desenvolvidos e compilados em Windows só poderão ser utilizados no Windows, não existe a portabilidade entre plataformas via Runtime como acontece com o Java por exemplo. E recompilar todo um ERP para portar do Windows para o Linux é na grande maioria dos casos inviável.
Então utilizando o Wine é possível executar o Runtime do Oracle em um ambiente Linux e utilizar uma aplicação compilada em Windows e vice-versa sem maiores problemas. Para isso iremos seguir simples passos como os relacionados abaixo:
- Instalar o Ubuntu na versão 8.10 e atualizar via gerenciador de atualizações;
- Instalar o Wine conforme o descrito no site do projeto;
- Agora é necessário fazer o download do Forms & Reports direto da Oracle;
- Agora é que começa o pulo do gato, com o arquivo ZIP (compactado) de instalação do Forms & Reports em mãos, basta descompactá-lo e em seguida executar o arquivo setup.exe utilizando o Wine para iniciar o processo de instalação. A tela que irá guiar o processo todo deverá abrir e a seguir todas as opções de instalação deverão ser escolhidas como se fosse uma instalação normal no Windows;
- Com a instalação finalizada, devemos ter disponível a pasta de instalação do Oracle (Oracle Home) em uma versão Windows e copiar todo o seu conteúdo para dentro da pasta de instalação do Oracle (Oracle Home) no Wine (Linux);
- Agora devemos abrir o arquivo TNSNAMES.ORA apagar o seu conteúdo com exceção da configuração de acesso do seu banco. Esse passo é importante, pois no Windows basta adicionar os parâmetros de configuração no arquivo que irá funcionar, já no Linux se isso for feito irá disparar um erro de falha na rede. É necessário apagar todas as configurações com excessão da correta para a conexão no seu banco de dados Oracle;
- Agora é só executar utilizando o Wine os arquivos que desejar. Por exemplo, vá no seu Oracle Home do Linux e dentro da pasta BIN ao executar o arquivo ifrun60.exe irá acionar o Runtime do Oracle, se executar o arquivo ifbld60.exe irá abrir o Forms Builder.
Realizando todos esses procedimentos tudo irá funcionar adequadamente, caso perceba algum erro, tente reinstalar o Oracle pois notei que alguns serviços no Oracle possuem dependencias e que não são bem gerenciáveis no Oracle Instaler da versão 6i.
Esse post é destinado a pessoas que já possuem certa experiência tanto com o Windows quanto com Oracle, então se você for um usuário novato e tiver dúvidas é só comentar que irei auxiliar no que for possível.