Impedindo spam no servidor
A cerca de 8 meses o CGI.br (Comite Gestor de Internet no Brasil) divulgou uma recomendação para que a porta 25 do protocolo TCP, gerando utilizada pelos servidores SMTP responsáveis pelo envio de e-mail fosse bloqueada e que fosse adotado o uso da porta 587 para este fim.
Tal medida tem por objetivo impedir que spammers utilizem computadores zumbis (máquinas finais (dos usuários) para o envio massivo de e-mail sem o consentimento deste) para a propagação de vírus por e-mail ou ainda spam.
No exterior grandes provedores de webmail que oferecem a possibilidade de acesso via cliente de e-mail as suas contas, como o Gmail que adotou as portas 587 ou 465 ou ainda o Yahoo que adotou a porta 587, já aderiram a recomendação. No brasil tal medida começa a ganhar força e recentemente o UOL adotou a porta 587.
O fato da adoção da porta 587 em detrimento a porta 25 se deve ao fato de que a porta 587 oferece suporte amplo a autenticação, diferentemente do que ocorre na porta 25. Assim computadores zumbis terão dificuldades em redirecionar ou mesmo enviar e-mails de forma massiva.