Hospedagem de sites
[ad#texto]
Muitas vezes por uma diferença pequena no valor, varias pessoas no Brasil estão contratando hospedagens no exterior, mas será que isso realmente funciona bem?
O preço realmente é mais baixo em vários casos, porém isso é uma situação estranha, haja visto que o Real é mais desvalorizado que o Dólar ou o Euro e mesmo assim uma hospedagem internacional é mais barata.
A regra é simples: no caso de aquisição de serviço quanto mais barato for e esse conceito de barato ultrapassar o limiar das condições mínimas o preço vai sem sombra de dúvidas impactar de forma negativa na qualidade do serviço prestado.
Não digo que devemos sempre procurar o mais caro, mas existe um concenso de que um mínimo para uma empresa manter o serviço em funcionamento adequado e quando esse limite mínimo é quebrado fatalmente o serviço prestado será ruim.
E é isso que acontece com o caso das hospedagens.
Uma hospedagem de qualidade vai garantir o bom funcionamento do seu sistema Web ou do seu site e isso vai impactar de forma positiva em seus clientes.
Veja o caso recente do migre.me, ao sair de um serviço de hospedagem nacional (que vinha funcionando bem) procurando um preço mais baixo, ao contratar uma hospedagem internacional o site entrou em uma manutenção corretiva normal de apenas 30 minutos e nunca mais voltou.
A justificativa?
O disco do servidor foi danificado.
Então é só voltar o backup.
Não, pois o backup estava no mesmo disco (físico) danificado, ou seja, uma má administração do servidor levou o migre.me e diversos outros sites ao limbo digital.
A sorte do migre.me foi que ao contatar a hospedagem anterior, eles tinham um backup guardado e após reativar o serviço o site voltou ao ar.
Mas e se não tivesse esse backup no antigo servidor?
Então pense bem ao contratar a sua hospedagem, procure um serviço nacional (é mais fácil de entrar em contato para resolver problemas como este) e se livre de problemas básicos como o que aconteceu com o migre.me.