GreenIT, onde eu entro nisso?


Para começar é bom saber o que é GreenIT, ou TI Verde em terras brasileiras, é na verdade o conceito de pensamento em preservação de recursos naturais ou gerir a sua cadeia de equipamentos de informática, note que o conceito de GreenIT vai muito além da reciclagem do seu equipamento velho (embora a reciclagem seja de vital importância), a GreenIT vai até ao gasto de recursos naturais como energia, etc, etc.

Para termos uma idéia mais clara seguem alguns dados do setor de servidores:

  • Do total de energia elétrica gasta com servidores cerca de 30% é gasto efetivamente com o hardware e os outros 70% são gastos com serviços correlatos como ar-condicionado, iluminação, etc;
  • Dentro de um servidor cerca de 30% do total de energia gasta por ele é para o processador e os outros 70% são para as memórias, coolers, discos rígidos, fans, etc.
  • Isso levando em conta que cerca de 70% a 80% do potencial de processamento de um processador fica ocioso na maior parte do tempo.

Os dados acima são para o ambiente empresarial (servidores) onde em muitos casos a banalização na compra vai ocasionando um ciclo vicioso, onde necessita-se de mais performance e automaticamente é efetuada a compra de mais um servidor, causando além do custo de aquisição um custo constante com energia elétrica tanto para o novo servidor como para manter seus serviços correlatos.

Isso gera um círculo negativo e um custo crescente para a manutenção desse total de hardware. Como evitar isso? A virtualização é uma boa saída e quando não for mais possível virtualizar, analisar com cuidado a compra de um novo servidor a fim de minimizar a sua dissipação de calor e assim ficar menos dependente de serviços correlatos e conseqüentemente economizar energia elétrica.

Mas e em casa, o que eu posso fazer? Você já reparou como placas de vídeo dissipam um calor imenso (isso sem contar a sua vontade constante de devorar energia elétrica)? Quanto mais calor dentro da sua CPU maior será a necessidade de mais fans de cabinete e quanto mais fans de cabinete maior será o consumo de energia elétrica (acredite se quiser: existem desktops hoje (e nem são top de linha) que consomem cerca de 1.000 Watts por hora, que é o equivalente a mais de 50 lâmpadas eletrônicas ligadas em conjunto).

Então quando foi comprar seu computador pense bem no dimensionamento do seu hardware, pois além de economizar na hora da compra você irá também economizar no gasto com energia elétrica no decorrer do seu uso.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias