Governo promete banda larga e tarifa de celular mais barata


A banda larga no Brasil ainda é precária, lenta se comparada a outros países e cara (na mesma comparação). Também é uma falta de concorrência tão grande que no estado de São Paulo mesmo, a Telefônica reina absoluta com o seu Speedy (precário e caro). Seus únicos concorrentes são empresas locais de Internet via rádio e mais recentemente 3G.

Isso no fundo não é concorrência, são serviços correlatos, porém de forma diferente o que conseqüentemente não irá bater de frente um com o outro a ponto de gerar um briga pelos consumidores e queda nos preços com melhoria nos serviços. O ideal seria pelo menos mais 2 empresas para explorar o mesmo filão que a Telefônica explora com o seu Speedy.

Por que eu falei tudo isso? Pois li em várias fontes que o governo federal vai lançar pacotes de banda larga nas velocidades de 250Kbps, 600Kbps e 1Mps com preços na média 70% menores do que os praticados pelas atuais empresas além de investir de 3 a 5 bilhões de reais em infraestrutura, ou seja, teremos no médio prazo uma banda larga mais barata e de melhor qualidade, isso é, se o projeto for realmente para frente e cumprido a risca como foi divulgado.

Isso irá gerar uma corrida nas empresas particulares que levará a uma guerra de preços e de melhorias reais na qualidade de serviço, não aquele engôdo apresentado pelo Telefônica, o tal de Telefônica em Ação. Bom para os clientes.

Continuando ainda no tema de “Ações que o Governo Federal já devia ter feito a séculos atrás”, ainda foi anunciado em diversas fontes que o governo irá tomar medidas para baratear o custo por minuto das ligações de celulares, também depois daquela pesquisa que coloca o Brasil com a 2ª tarifa mais alta, perdendo apenas para a África do Sul, é de ter vergonha mesmo.

Embora já tenha gente reclamando da velocidade anunciada da banda larga do Governo Federal (eu particularmente acho de bom tamanho) eu faço força para que as 2 medidas saiam efetivamente do papel.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias