Google pode bloquear gadgets não oficiais

Mais uma preocupação para quem curte gadgets chineses ou de outras origens asiáticas: Google pode bloquear gadgets não oficiais, o que seria um grande complicador para os usuários.

[ad#texto]

Google pode bloquear gadgets não oficiais
Google pode bloquear gadgets não oficiais

Depois da Anatel agendar o início do bloqueio para smartphones não homologados agora o Google pode bloquear gadgets não oficiais.

Para quem ainda não entendeu, no Brasil, devido ao alto custo de um gadget, várias pessoas importam pela internet dispositivos não vendidos normalmente no Brasil.

O primeiro grande empecilho neste caso foi criado pela Anatel, que atendendo uma reclamação das operadoras, passará a bloquear alguns modelos de algumas marcas que apareciam em território nacional.

Agora os usuários irão enfrentar sanções do próprio Google.

Google pode bloquear gadgets não oficiais: como tudo funciona

Embora o Android seja livre, existem algumas exigências para os App’s do Google:

  • Instalar os apps do Google de forma conjunta;
  • Exibir os ícones corretamente;
  • Se adequar a alguns requisitos de compatibilidade.

E em teoria os App’s do Google somente poderiam funcionar se fossem pré-instalados ou instalados via Play Store, mas existem meios de obter estes aplicativos de forma pirata em sites espalhados pela internet.

[ad#texto]

Google pode bloquear gadgets não oficiais: bloqueio dos fabricantes

A partir de 16 de março o Google passou a bloquear na tentativa de login destes App’s em aparelhos de fabricantes não autorizados.

Para o usuário não existe muito o que fazer, apenas reclamar com o próprio fabricante.

Mas, como ele não é homologado pelo próprio Google nada poderá ser resolvido de maneira imediata.

E para estes casos não estamos falando apenas de replicas (falsificações e pirataria) de modelos famosos, fabricantes consolidados e com marcas próprias, como a Meizu para citar um exemplo, até pouco tempo atrás não eram homologadas pelo Google e com isso seus modelos passarão a sofrerem sanções.

Google pode bloquear gadgets não oficiais: ROM’s customizadas

Para usuários de aparelhos homologados que gostam de instalar ROM’s customizadas também passarão e enfrentar os mesmos tipos de problemas.

Porém, para estes o problema é mais simples de resolver.

O bloqueio poderá ser desabilitado ao inserir o Android ID nesta página.

Este Android ID é obtido no ADB (Android Debug Bridge).

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.