Google Play vai penalizar aplicativos ruins

Google Play vai penalizar aplicativos ruins tentando melhorar a imagem do Android, principalmente em smartphones com menos recursos de hardware.

[ad#texto]

Google Play vai penalizar aplicativos ruins
Google Play vai penalizar aplicativos ruins

Sempre o Android leva a culpa, mas boa parte das reclamações tem origem em smartphones com hardware ruim e/ou o uso de aplicativos ruins, agora o Google Play vai penalizar aplicativos ruins.

Com esta atitude vários desenvolvedores serão penalizados.

E de quebra a impressão de um sistema melhor deverá melhorar a imagem do Android no mercado mobile.

De quebra, diversos aplicativos que vendem a imagem de melhorar a performance do Android irão cair por terra, pois na sua grande maioria estes aplicativos somente consomem recursos do hardware sem trazer qualquer benefício real.

Google Play vai penalizar aplicativos ruins: o controle

Em um aviso aos desenvolvedores os fatores estabilidade e desempenho serão métricas importantes quando falamos de ranqueamento de aplicativos dentro da Google Play.

Também foi avisado que mais da metade das qualificações com apenas uma estrela são reclamações reais e válidas sobre os aplicativos.

Itens de estabilidade considerados serão:

  • Consumo de bateria;
  • Tempo de carregamento lento em demasia;
  • Falhas diversas que “travam” o aplicativo.

Assim, até mesmo aplicativos como o do Facebook poderão sofrer com as novas regras.

Google Play vai penalizar aplicativos ruins: console dos desenvolvedores

Para quem é desenvolvedor, o próprio console do Google Play fornece os seguintes dados:

  • Taxa de erros;
  • Lentidões;
  • Engasgos em animações;
  • Número excessivo de wakeups (diminuem a duração da bateria).

Ou seja, informações os desenvolvedores possuem, agora vão precisar monitorar de perto seus aplicativos e implementar as devidas melhorias se não quiserem ser rebaixados dentro do Google Play.

O Android está longe de ser perfeito, porém muito de seus “problemas” são decorrentes de aplicativos ruins, que na visão do usuário final se resumem simplesmente a “erro ou problema do Android”.

Já que smartphones com hardware precário não pode ser bloqueado, os aplicativos precisam ser melhorados.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.