Google OS, de novo?


Muito tempo atrás correu por toda a Internet uma história de que o Google estaria já realizando testes internos de um novo sistema operacional, apelidado de Google OS, baseado em sei lá o que. Nessa mesma época um serviço de estatística Web anunciou que acessos de computadores com um sistema operacional desconhecido estavam partindo da sede do Google.

O Google negou todos os rumores, e para falar a verdade é mesmo difícil ver o Google saindo do seu mercado de atuação. O tempo passou e a grande maioria das pessoas esqueceram esse boato, o Google lançou o Chrome (seu navegador Web) saindo um pouco do seu mercado convencional e a Microsoft acirrou a disputa do mercado Web de buscadores lançando o seu Bing depois de várias outras investidas infrutíferas.

Agora o que parecia passado vai tomando forma, o Google anunciou em seu blog o lançamento do Google Chrome OS, isso mesmo, a velha história do sistema operacional do Google não era um mero boato, era verdade e o Google estava mesmo realizando testes internos do seu próprio sistema operacional.

A princípio o Google Chrome OS terá versões para processadores Intel e ARM e será especializado em netbooks, será logicamente leve, com boot veloz (em poucos segundos), baseado em Linux e terá um sistema de janelas construido do zero (acredito que toda a interface será muito semelhante a interface do Chrome – o navegador).

Acredita-se também que o Chrome OS irá se apoiar totalmente na Web para o seu conjunto de aplicativos, pegando forte o conceito de clound computing.

Com a chegado do Google Chrome OS o mercado de sistemas operacionais irá com certeza sofrer uma reviravolta e talvez algo semelhante a segunda guerra dos navegadores irá ocorrer, só que desta vez com os sistemas operacionais. Como a hegemonia da Microsoft em alegar que o mundo fala Windows está se enfraquecendo com o fortalecimento da Web, onde qualquer aplicativo Web é executado em qualquer plataforma (pelo menos em tese) a balança começa a sair da zona de conforto para a Microsoft.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias