Google Earth no combate a sonegação
[ad#texto]
Na Grécia desde o mês de fevereiro e agora em alguns estados dos Estados Unidos, as autoridades fiscais estão utilizando o Google Earth para fazer monitoramento via satélite contra os sonegadores.
No caso dos Estados Unidos, as autoridades estão encontrando contribuintes que não declaram ter piscina em casa para fugir dos impostos, e agora graças a tecnologia do Google Earth é possível encontrar essas pessoas com as imagens via satélite e efetuar a devida cobrança.
Embora os contribuintes não gostem nada da ideia ela já rendeu aos cofres públicos cerca de US$ 75.000,00. Nada mal para uma tecnologia de uso livre.
Pelo jeito, se os contribuintes dos Estados Unidos forem tão criativos quanto os do Brasil, as piscinas de lá serão todas cobertas.
Por hora creio ser somente uma questão de bem pouco tempo para que as pessoas com as cobranças regularizadas irem reclamar pela falta de “privacidade” com o Google, e caso o Google acate tal reclamação o Estado pode também concluir que o Google está sendo conivente e até mesmo co-autor das sonegações.
E agora o mais interessante: quanto tempo será que as autoridades fiscais brasileiras irão demorar para assimilar essa idéia?
Fonte: Meiobit