Falha no protocolo DNS


Para quem não sabe o protocolo DNS é aquele sujeito que te ajuda a localizar os endereços dos sites na Internet. Como? Em vez de você ficar decorando endereços IP de todos os sites que você acessa ele monta os nomes amigáveis (ex.: www.viamais.net) e te redireciona para o servidor correto. Que maravilha.

O problema é que foi descoberta uma falha no protocolo DNS que por ser na engine afeta todo e qualquer serviço DNS seja ele de qual fabricante for. Empresas como Microsoft, W3C, Cisco, etc se reuniram essa semana para tentar uma forma de corrigir o problema, porém somente ações isoladas foram tomadas, apenas remediando a situação (não foi apresentada nenhuma proposta real de correção para o problema até agora).

Para se ter uma idéia da gravidade da situação um serviço DNS do www.empresax.com pode ser afetado de tal forma que quando o usuário digitar www.empresax.com no seu browser ao invés de ser redirecionado para o servidor correto um cracker pode fazer o redirecionamento para outro servidor, causando transtornos e roubo de dados.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 323 outros assinantes

Busca

agosto 2020
DSTQQSS
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Categorias