Facebook pode ouvir suas conversas pelo microfone

Você sabia que o Facebook pode ouvir suas conversas pelo microfone do seu smartphone? Veja aqui os detalhes e os problemas que isso pode acarretar.

[ad#texto]

Facebook pode ouvir suas conversas pelo microfone
Facebook pode ouvir suas conversas pelo microfone

As evidências surgem a todo momento e agora mais uma “coincidência” acabou de surgir de que o Facebook pode ouvir suas conversas pelo microfone do seu smartphone. A questão é no mínimo interessante já que realmente esta possibilidade pode estar ocorrendo, já que de forma prática tal situação pode de fato estar ocorrendo.

Facebook pode ouvir suas conversas pelo microfone: o problema

Kelli Burns, professora de comunicação de massa na Universidade do Sul da Flórida (EUA), levantou esta possibilidade ao perceber que ao falar de assuntos específicos perto do seu smartphone o App do Facebook começou a exibir propagandas específicas sobre o assunto.

De fato esta técnica de monitorar o perfil de navegação de usuário e com base nele exibir propagandas de forma direcionada já existe, porém utilizar um microfone para monitorar também conversas aleatórias é um tanto quanto invasivo, quase um ato de espionagem.

Claro que o Facebook nega veemente tal afirmação, contudo confessa que pode acessar o microfone ocasionalmente, porém somente com confirmação do usuário, mas levando em conta que poucos usuários sabem usar o sistema de permissão do seu smartphone muita gente pode ter permitido sem saber.

Um porta-voz do Facebook também nos enviou a seguinte declaração (grifo deles):

O Facebook não usa o áudio do microfone para direcionar anúncios nem histórias no Feed de notícias de nenhuma forma. As empresas podem exibir anúncios relevantes com base nos interesses das pessoas e em outras informações demográficas, mas não coletando áudio.

Facebook pode ouvir suas conversas pelo microfone: o problema é antigo

Esta não é a primeira vez que a mesma dúvida é levantada e em outubro de 2015 outro fato semelhante ocorreu, desta vez após uma conversa entre em casal de namorados em como matar baratas:

Após o incidente, não fizemos nenhuma busca na internet. Nem eu jamais procurei qualquer coisa relacionada a insetos ou controle de pragas… No entanto, após 7 a 10 minutos, um anúncio apareceu no Facebook (no meu iPhone) com grandes imagens de bichos rastejantes e o subtítulo “Precisa de Controle de Pragas?”.

Realmente é algo que preocupa e que deve ser monitorado de perto.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias