Dicas de segurança parte V: como ler e-mails


Você já viu o post anterior sobre o tema?

E-mails se tornaram um ferramenta base na era da Internet, seja um Webmail (cliente de e-mail acessado via browser) ou um cliente local de e-mail o risco é o mesmo. Para diminuir o risco de algum dano ao seu computador basta seguir regras simples:

  • Desconfie de todas as mensagens que receber, mesmo que o remetente seja algum conhecido seu (a informação de remetente em uma mensagem é tão simples que ser adulterada que até assusta);
  • Tenha sempre filtros anti-spam habilitados em sua conta de e-mail, isso elimina boa parte dos problemas;
  • Mantenha um anti-vírus atualizado e que tenha suporte para verificar mensagens de e-mails no recebimento;
  • Bancos, órgãos públicos e outras grandes empresas nunca entram em contato via e-mail, ainda mais solicitando recadastramento ou atualização dos dados;
  • Extremo cuidado ao clicar em alguma URL (link) indicada em um e-mail;
  • E para finalizar nunca clique em URL (link) de um spam solicitando para descadastrar da lista de destinatários, isso só vai confirmar o seu endereço de e-mails e vai gerar ainda mais spam para a sua conta.

Seguindo passos simples como os abaixo se torna simples aumentar o nível de segurança de sua leitura de e-mails.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.