Dicas de segurança parte III: como deixar o seu computador seguro


Você já leu as outras partes dessa série sobre segurança? Então veja a parte II ou a parte I antes de ler esta daqui.

Vamos começar deixando claro dois fatos: a maioria dos desktops e notebooks hoje utiliza o Windows como sistema operacional e o Windows por diversos fatos é um sistema operacional pouco seguro e muito explorado por falhas. Então nem preciso dizer a infinidade de técnicas de ataques, spyware, worms, vírus e muitos outros malwares são desenvolvidos especificamente para infectar e danificar sistemas baseados no Windows.

Para um cenário tão inseguro existem duas regras básicas para montar um bom sistema de segurança: tenha um bom antivírus e o mantenha atualizado e um bom antispyware e também o mantenha atualizado!

Como antivírus tenho duas recomendações, você pode utilizar o Avast ou o Avira, ambos possuem boas versões freeware para uso doméstico e um simples sistema de atualização automática e como antispyware recomento o Spybot por ser proativo (alguns antispyware apenas corrigem o seu sistema após o ataque de algum malware) e ter um eficiente sistema de imunização baseado no browser que atua tanto no Internet Explorer, Firefox e Opera.

Como observação digo para não utilizarem mais de um antivírus no mesmo sistema, isso ao invés de ajudar ou até incrementar o nível de proteção causa falhas e consequentemente o seu sistema fica mais vulnerável e exposto a ataques.

Agora que você já leu tudo isso pode ir para o próximo post do tema.

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.