Detalhes do Facebook Home

[ad#texto]

A internet está de certa forma alvoroçada com o lançamento do Facebook Home, que era para ser um smartphone do Facebook que no final se consolidou somente como uma nova HOME, desta vez com a cara do Facebook.

Mas os problemas que já vamos acompanhando no App do Facebook, que é um dos piores App´s do Google Play (desconsiderando, lógico, aqueles App´s de desenvolvedores autônomos sem nenhuma habilidade em desenvolvimento), lento, consome muitos recursos e tem um péssimo gerenciador de conexão.

O Facebook Home vai para o mesmo caminho, começando que apenas aparelhos high-end conseguirão utiliza-lo, e mesmo assim não consegue manter uma experiência fluída de uso para o usuário, devido ao seu alto consumo de recursos qualquer iteração do usuário causa lag e demora no tempo de resposta do sistema.

Mesmo que o Facebook tente justificar que a lentidão se dá ao fato de que o Facebook Home pode estar sendo executado em cima de alguma modificação de fabricante do Android (Sense, TouchWiz, etc) o smartphone HTC First que é o smartphone “oficial” do Facebook e que em teoria deveria ter a perfeita implementação do Facebook Home também sofre do problema de lentidão e lags.

Facebook Home, nem é tão bom assim
Facebook Home, nem é tão bom assim

Um dos pontos de destaque negativo é a forma do Facebook Home em lidar com SMS, ele tenta integra-los com o Messenger e simplesmente duplica mensagens e deixa o usuário confuso se está indo ou se está voltando, duplica também contatos, tudo o que você precisa para gerenciar seus amigos e a sua interação com eles.

Mais um ponto de destaque negativo é a forma com que o Facebook Home utiliza a câmera do seu smartphone, está área tem forte apelo visual, só que por um motivo que todos ainda desconhecem o acesso a câmera para fazer fotos a partir da área de câmera não é nem um pouco intuitivo nem possui um acesso rápido, nota zero para a usabilidade.

Um outro detalhe que irrita e decepciona, o Facebook não cobra pelo acesso e por isso precisa gerar receitas de outras formas e o meio encontrado é o da propaganda, o problema fica quando tudo é só propaganda, a relevância de posts patrocinados e links pagos é tamanha que em diversos casos tudo na sua time line se resume a links e posts patrocinados, deixando ocultos comentários e postagens de seus amigos.

O Facebook Home somente dá destaque para os mesmos problemas que o App do Facebook já sofre há anos e até agora ainda não foi corrigido, antes o Facebook culpava o HTML5 por todos os problemas, mas agora que os App´s foram migrados para linguagens nativas das plataformas Android e iOS os problemas permanecem e irritam muito o usuário.

Porém um problema grave que o Facebook terá que lidar é que no caso de um simples App um erro ou lentidão pode não irritar muito, mas quando estes erros começam a ocorrer na Home do smartphone a chance da irritação ser alta e generalizada para qualquer produto do Facebook é quase certa.

Enquanto os App´s do Google+ e Twitter são excelentes o Facebook se empurra, algo que realmente fica difícil de entender visto que o Facebook tem todos os meios para desenvolver um App de excelente qualidade.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias