Descubra tudo sobre sua bateria: desvende os mitos e verdades
Descubra tudo sobre sua bateria e desvende todos os mitos e verdades que sempre confundem quem tenta manter a saúda da bateria do seu celular.
Um componente que sempre deixa dúvidas, descubra tudo sobre sua bateria e a melhor forma de utiliza-la para aumentar sua vida útil.
Desde que os celulares foram lançados, a bateria é o componente que mais dúvidas e consequentemente mitos.
Desde a época das baterías de níquel (que viciavam com certa facilidade) uma infinidade de mitos e rituais malucos surgiram em torno do tema.
Descubra tudo sobre sua bateria: desvende os mitos e verdades
As baterias de níquel realmente viciavam com muita facilidade, mas a tecnologia evoluiu e as novas baterias de íons de lítio são praticamente imunes ao chamado “vício”.
Contudo esse componente tem um ciclo de vida pré-determinado e o seu desgaste é inevitável.
A seguir vamos falar sobre os maiores mitos e pontos de dúvida que este famoso componente gera na cabeça de todos os usuários de aparelhos móveis.
Como uma bateria de lítio funciona?
Basicamente é o mesmo princípio de uma pilha comum, dessas que vemos em qualquer aparelho que temos em casa.
O carregador move os íons do polo negativo para o positivo da bateria, gerando assim o que chamamos de “carga da bateria”.
Deste modo, ao utilizar a bateria o fluxo se inverte e ela “descarrega”.
Carregar em pequenas partes ou deixar descarregar totalmente?
Esta é sem dúvida a maior dúvida que vemos por aí e acabou até mesmo gerando um mito, de que ao “viciar” bastava deixar a bateria descarregar totalmente, até 0%, e depois fazer uma carga completa até os 100% para que a bateria voltasse ao seu estado original.
Muitos tipos de aparelho e baterias irão apresentar instabilidade e dificuldade ao voltar a serem recarregados se a bateria zerar totalmente.
Como as baterias modernas possuem chips de processamento o recomendado é que cargas menores ocorram.
Posso usar carregadores não originais?
A resposta é simples: sim, desde que sejam de boa qualidade e homologados pelos órgãos competentes, no Brasil é responsabilidade da Anatel.
O grande problema são carregadores de baixa qualidade, geralmente os falsificados, que apresentam alterações de tensão e danificam a bateria durante o processo de carga.
Geralmente o dano apresentado é a diminuição drástica da vida útil, porém casos extremos de explosões da bateria são relatados com certa frequencia.
Posso utilizar cabos não originais?
A resposta é a mesma do caso dos carregadores. Se for homologado e de boa qualidade pode usar sem preocupação.
Porém cabos de baixa qualidade podem apresentar frouxidão no conector e com isso gerar calor excessivo ou oscilação no processo de carga.
Esses casos também podem gerar danos a bateria.
Posso deixar carregando a noite toda?
Se tanto o cabo quanto o carregador forem originais ou de boa qualidade pode deixar carregando a noite toda sem problemas.
Isso porque esses equipamentos são micro gerenciados e sabem a hora exata de parar de enviar a bateria, preservando a sua vida útil e evitando acidentes.
Posso carregar no computador?
Este é um ponto complicado, pois não sabemos a origem e procedência das portas USB dos computadores.
Principalmente os computadores do tipo desktop que são montados a partir da compra de peças isoladas.
Além de tudo, como uma porta USB de um computador geralmente não terá suporte a carga rápida, o processo de carregamento deverá demorar muito.
Deste modo o ideal é evitar utilizar o carregador como fonte de energia, porém em casos de urgência poderá ser utilizado.
Posso utilizar o smartphone ao carregar a bateria?
Isso depende muito, pois a princípio não existe nada que impeça de usar o seu smartphone ao carrega-lo.
Porém, se o APP que irá utilizar exigir muito do seu smartphone ele pode aquecer seu gadget e consequentemente a sua bateria.
Se o aquecimento for relativamente alto irá diminuir a vida útil da sua bateria e em casos extremos explosões podem ocorrer.
Por isso o recomendado é evitar o uso ao carregar, porém se for necessário observe sempre a temperatura do seu aparelho durante o uso.
Posso utilizar carregador rápido?
Via de regra pode utilizar, se o seu smartphone for preparado para cargas rápidas ele irá carregar rapidamente.
Porém se ele não for preparado para este tipo de carga ele vai continuar carregando lentamente, independente do seu carregador for de carga rápida ou não.
Mas é sempre interessante observar se o seu smartphone não irá aquecer em demasia durante o processo de carga.
Lembrando que o mesmo cuidado para carregadores de baixa qualidade é válido aqui também.