Cyberguerra entre empresas afeta internet mundial

[ad#texto]

A Spamhaus é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao combate do spam a nível mundial, basicamente ela pesquisa o spam e sua ocorrência e após isso define uma lista dos servidores que aceitam serviços de replicação de spam.

A Cyberbunker é uma empresa holandesa que aceita todo tipo de serviço web, com exceção de material pornográfico e de terrorismo, e fica fácil deduzir que os servidores da Cyberbunker está repleto de serviços on-line relacionados a replicação de spam pelo mundo.

Relatório da Spamhaus
Relatório da Spamhaus

Recentemente a Spamhaus adicionou alguns servidores da Cyberbunker em sua black list de servidores e isso irritou muito os administradores da Cyberbunker que publicaram um nota alegando que a Spamhaus não tem autoridade e nem capacidade de ditar o que pode ou o que não pode transitar pela internet.

Tudo parecia caminhar para apenas uma discussão entre empresas, porém a briga está se tornando em uma verdadeira luta com consequências globais.

A Spamhaus anunciou que está a mais de uma semana sofrendo ataques do tipo DDoS de forma sistemática, com o detalhe de que o ataque é tão intenso, com um volume de dados e requisições tão altos que está provocando latência na internet como um todo, a Spamhaus ainda divulgou que a sua equipe de engenheiros está trabalhando de forma ininterrupta para manter os serviços básicos em funcionamento e que embora o acesso e os serviços da Spamhaus estejam debilitados eles ainda estão funcionando.

Não se tem certeza se realmente o ataque está sendo executado pela Cyberbunker ou se algum grupo hacker viu a discussão entre as empresas e resolveu tomar partido, o que é possível apurar até o momento é que a intensidade do ataque é tão alto que está provocando lentidão nos servidores raiz globais e que serviços bancários já começam a ser afetados pelo fluxo do ataque (que não cessa) e que caso continue em ritmo e intensidade diversos serviços on-line irão sair de operação de forma sistêmica provocando um efeito dominó na internet.

Cinco polícias estão investigando o caso, porém não querem que seus países de origem sejam revelados por temerem passar pelo mesmo tipo de ataque que poderia facilmente derrubar todo o sistema de acesso de um país e deixá-lo totalmente isolado do resto do mundo.

Por hora este é classificado como o maior ataque via internet já realizado e serve como teste de conceito para uma possível cyberguerra que muitos países temem.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 324 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias