Consumidor.gov.br, a plataforma do governo

O governo finalmente libera para todo o Brasil o serviço consumidor.gov.br que tem o objetivo de auxiliar os consumidores com suas reclamações, mas será que vai funcionar?

[ad#texto]

Depois de ser paulatinamente colocado no ar, o site consumidor.gov.br foi liberado para todo o Brasil.

Consumidor.gov.br, a plataforma do governo
Consumidor.gov.br, a plataforma do governo

A principio esta plataforma servirá para que os consumidores que tiverem problemas em suas compras registrem suas reclamações e também abre espaço para que as empresas respondam as referidas reclamações, é, eu também lembrei do site reclameaqui.com.br quando li a descrição deste serviço do governo.

Porém, como sempre acontece no governo, existe algumas diferenças e parece que são para pior.

A primeira diferença e que é o maior problema é que somente empresas cadastradas e que aderirem ao programa poderão sofrer reclamações, isso mesmo, a empresa precisa aceitar ser reclamada. Segundo o Ministério da Justiça as empresas vão aderir pois isso poderá gerar uma boa “imagem” para elas, eu duvido.

Somente grandes empresas (as que fazem mais lobby) aderiram ao programa, como Vivo, Tim e outras.

Outro detalhe é que o serviço não irá substituir o trabalho dos PROCONs e na verdade eles trabalharão em conjunto, onde os PROCONs terão acesso, porém caso uma reclamação não seja atendida o consumidor terão que recorrer ao PROCON de sua cidade e iniciar um processo de reclamação por lá, integração ZERO.

Realmente não entendo, se já existia o serviço do reclameaqui.com.br por que o governo lançou o serviço consumidor.gov.br sem agregar nada de novo?

Ao contrário, incluíram um dispositivo para ajudar empresas fraudulentas a continuarem no anonimato e perpetuar fraudes, uma integração ao PROCON de uma reclamação posta lá seria de bom tom e não tão complicado assim, mas afinal, para que simplificar se podemos complicar.

É o governo sendo governo.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 322 outros assinantes

Busca

setembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Categorias