Conhecendo melhor a bateria do seu smartphone

[ad#texto]

Já falamos sobre algumas formas de fazer seu smarpthone Android render mais consumindo menos bateria e também lemos este pequeno tutorial sobre como preservar a vida útil da sua bateria, já que a maioria dos smartphones mais novos vem com baterias que não podem ser substituídas, mas vale falar mais um pouco, pois alguns mitos ainda persistem.

Vamos então formar alguns tópicos para ajudar a sanar as dúvidas:

  • Deixar carregando a noite toda é prejudicial?: Sim e não! Calma, eu explico. É prejudicial pois ficar tanto tempo carregando irá consequentemente levar a sua bateria a sobrecarga o que vai diminuir muito a sua vida útil ou até mesmo podem ocorrer explosões, porém os carregados inteligentes medem a carga da sua bateria e quando ela chega em 100% eles passam a enviar o mínimo de energia, desse modo eles vão apenas mantê-la em 100% e não vão continuar carregando.
  • Existe efeito memória: Não, somente as baterias antigas (metal e outras) sofriam deste mal. As novas baterias de íons de lítio não tem efeito memória, aliás alguns tutoriais indicam que o ideal é deixar que a bateria se descarregue com o intuito de “calibrar”, isso não existe e deixar a bateria descarregar totalmente somente irá desgastar prematuramente a sua bateria e sua vida útil será diminuída rapidamente.
  • Minha bateria carrega rapidamente e ao chegar ao final carrega lentamente: isso é normal, durante o processo de carga existe uma espécie de interação entre o carregar inteligente e a bateria que é microprocessada, neste processo é informado que a bateria está com o nível de carga muito baixo, então o carregar envia muita energia para agilizar o processo de carga, à medida que a bateria vai informando que está quase cheia o carregador vai mandando menos energia como forma de proteger a bateria e o sistema de carregamento em geral, para evitar sobrecargas e demais danos, por isso temos esta impressão.
  • Se eu retirar a bateria com o smartphone na tomada e depois recolocar a bateria ela vai carregar mais: infelizmente sim, em geral isso irá “burlar” o sistema de segurança que a bateria possui (na verdade uma bateria de íons de lítio nunca chega ao seu 100% real para evitar fadiga dos materiais e desgaste precipitado) e irá de fato levar o limite de carga até os 100% reais da bateria, em termos práticos, isso irá propiciar maior autonomia naquela recarga, pois se a próxima recarga for realizada por vias normais o limite de carga volta aos valores de segurança estabelecidos, porém se este processo de remover a bateria durante o processo de carregamento for repetido diversas vezes a vida útil da sua bateria irá diminuir muito e a sua degradação será em um curto espaço de tempo.

Em resumo, existe um sistema de segurança tanto no carregador quanto na bateria para que a mesma seja recarregada dentro dos ditames de segurança para maximizar a sua vida útil, porém se este sistema de segurança for burlado junto com um maior limite de carga a sua bateria precisará ser trocada em um curto espaço de tempo (estimativas sugerem que dos 5 anos iniciais de vida útil uma bateria exposta ao stress durante o processo de carga tenha sua vida útil diminuída para apenas 1 ano).

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 321 outros assinantes

Busca

outubro 2020
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias