Conheça o navegador Yandex

Mais um browser vem correndo por fora em mais um capítulo da Guerra dos Browsers. Conheça o navegador Yandex e se surpreenda com ele.

[ad#texto]

Com o lançamento do Spartan pela Microsoft o Google e a Mozilla ensejam seus primeiros passos a fim de impedir um possível sucesso deste novo browser, porém no mercado tem surgido outras boas opções,

Conheça o navegador Yandex
Conheça o navegador Yandex

como o Vivaldi, aos já tradicionais navegadores e agora vou apresentar mais um: conheça o navegador Yandex.

Antes de falar do navegador em si o Yandex é desenvolvido pela Yandex, uma empresa russa de serviços web e buscas, aliás o segmento de buscas na Rússia não é nem um pouco favorável ao Google, assim como na China, mas não se preocupe, você não precisará conhecer o alfabeto cirílico, pois ele é totalmente compatível com o português brasileiro e com o inglês bem como para vários outros idiomas.

Conheça o navegador Yandex: os detalhes

O Yandex é baseado no projeto Chromium que também deu origem ao Chrome e por isso comparações são inevitáveis e também fica fácil do usuário acostumado com o Chrome migrar, afinal suas opções de configuração são similares.

A interface do Yandex é mais “nova” e parece mais refinada que a interface do Chrome passando maior cuidado e transparecendo maior foco na área destinada a exibição do site, sendo ainda mais minimalista.

Aliás o posicionamento do botão de configurações no topo da barra principal da janela é uma ótima sacada deixando ele sempre “a mão” sem ocupar área útil do browser.

Conheça o navegador Yandex: as vantagens

Apesar de se basear no projeto Chromium ele apresenta diversas vantagens, uma delas é o fato de incorporar parte da engine da suíte de segurança da Kaspersky (que também é russo) funcionando como uma camada adicional destinada a reforçar a segurança do navegador.

Uma ideia muito original é prática dos desenvolvedores do Yandex é um recurso chamado Tableau, que é na verdade uma espécie de mosaico com titles, favoritos e mais algumas informações que se abre ao posicionar o cursor dentro da barra de endereços ou ao clicar no botão de nova aba, assim até mesmo a barra de favoritos não fica sempre visível liberando espaço para a renderização do site e ao mesmo tempo fica acessível no momento certo.

Ele também integra diversos motores de busca, inclusive o Google, deixando ele “universal” para ser utilizado de maneira prática por usuários em qualquer lugar do globo.

Ao instalar o browser Yandex ele irá importar favoritos e demais dados de navegação de outros browsers para facilitar ainda mais o processo de transição.

Outra vantagem é que ele possui um ambiente para sincronizar os dados pessoais com o servidor para que você na se preocupe e ainda fornece um pequeno aplicativo para gerenciar fora do navegador seus dados sincronizados.

Conheça o navegador Yandex: as desvantagens

Embora ele tenha suporte para extensões existem muito poucas desenvolvidas até agora o que limita bastante seu uso para usuários avançados.

Embora a empresa Yandex seja muito forte na Rússia é praticamente inexpressiva em outros países o que pode eventualmente limitar seu ritmo de atualizações.

Conheça o navegador Yandex: as resumindo

É uma boa opção, principalmente para quem já está saturado da velha cara do Chrome, é fácil de instalar, sincronizar e importar dados de outros navegadores, porém se você é um ávido usuário de extensões terá que pensar melhor antes de adota-lo em definitivo.

Para quem quiser experimentar é só fazer o download e instalar.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 320 outros assinantes

Busca

dezembro 2020
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031 

Categorias