Computador com cérebro de mamífero.


Eu havia lido aqui um post bem interessante sobre um projeto que visa recriar via engenharia reversa um cérebro de mamífero. A quantidade de processamento necessária é realmente assombrosa. Embora já tenha uma pequena fração do cérebro simulada (mais precisamente a Coluna Neocortical) ainda é preciso de muito mais poder de processamento para simular um cérebro inteiro.

É algo que o hardware atualmente disponível não oferece suporte, e provavelmente em um curto espaço de tempo também não conseguirá.

Creio que para concluir esse projeto será preciso uma nova geração de hardware, algo como memórias holográficas – que possuem uma assombrosa capacidade de guardar volume de dados e recuperá-los mais rápido ainda e processadores quânticos que irão romper a atual barreira para a evolução do poder de processamento.

Aí sim poderemos esperar que tal computador possa um dia adquirir consciência.

Petter Rafael
Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 325 outros assinantes

Busca

julho 2020
DSTQQSS
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Categorias