Como saber se o celular é original: evite golpes ao comprar
Comprar um smartphone usado nem sempre é tarefa fácil devido as falsificações, por isso vamos ensinar como saber se o celular é original.
Para quem ainda tem dúvidas vamos ensinar como saber se o celular é original e facilitar o seu processo de compra.
Quando procuramos um novo aparelho usado, encontramos em grupos de compra e venda anúncios onde notamos facilmente as falsificações.
Referem-se as falsificações mal feitas, mas dependendo do empenho do golpista a falsificação pode ser difícil de ser descoberta no momento do fechamento da compra.
Como saber se o celular é original: evite golpes ao comprar
Algumas falsificações, ou pirataria (como preferir), são tão bem feitas que algumas vezes no momento da compra não é possível identificar a falsificação.
Por isso vamos passar algumas dicas de como identificar de maneira mais fácil um possível celular falsificado.
Design
Esteja atento as características externas do smartphone que irá comprar, antes de fechar a compra de um usado experimente ir em uma loja oficial e examinar um modelo idêntico ao da sua escolha.
Observe botões, cores da carcaça, acabamento e principalmente os conectores de recarga.
A Apple utiliza o conectar Lightning enquanto de smartphones com Android utilizam USB-C ou Mini-USB.
Outro ponto a observar é a tela, telas em baixa resolução ou com cores apagadas podem indicar falsificações ou pelo menos um smartphone recondicionado com peças de baixa qualidade.
Homologação Anatel
A Anatel é a agência que regulamento todos os smartphones vendidos em território brasileiro.
Observe se o seu modelo possui a homologação da Anatel visível e nos padrões do modelo original (lembra que logo acima falei para ir em uma loja física observar um modelo igual?).
Ao pegar o número da homologação na tampa traseira basta ir no site da Anatel pesquisar se é válido e correto.
Armazenamento
Aparelhos falsificados tendem a ter espaço de armazenamento inferior as versões originais, sempre observe as faixas de armazenamento do modelo original no site do fabricante.
Em smartphone topo de linha como um iPhone, Galaxy S23 ou ainda Motorolo Edge 30 Pro não possuem slot para cartão de memória.
Se ao comprar algum destes modelos e encontrar esse slot pode fugir que é uma cópia pirata.
IMEI
O código IMEI é único para o aparelho, por isso ele é inclusive utilizado para bloqueios em caso de furtos.
Por isso é importante verificar se o IMEI está com bloqueio junto a Anatel para casos de furto ou se ele aponta para outro aparelho.
Para descobrir o IMEI basta digitar o código *#06# no discado do aparelho, além de outros números o IMEI será exibido em tela.
Outro dica é confirmar se o IMEI exibido no celular é o mesmo que consta na caixa do aparelho ou na nota fiscal de venda, caso o vendedor tenha a caixa ou NF em mãos.
Loja de aplicativos oficial
Nunca compra um smartphone usado sem antes ligar e verificar a loja oficial, afinal não existe iPhone com Google Play Store e nem existe smartphone Android com App Store.
Não observe apenas a aparência da loja, abra e veja as informações internas, se são condizentes com a sua aparência.
No caso do iPhone observe também os demais apps exclusivos da Apple: Safari, FaceTime, iCloud Drive e iMove.
Biometria
Teste os sistemas de biometria do aparelho antes de fechar a compra, veja se é condizente com o informa na página do fabricante.
Peça para o vendedor testar a biometria e veja se o resultado é equivalente ao que o modelo original iria apresentar.
Câmera
Faça fotos no momento da compra e observe a qualidade, geralmente smartphones falsificados apresenta câmeras de baixa qualidade.
Número de câmeras visíveis na parte externa e recursos de software ao tirar a foto também podem indicar uma falsificação.
Comportamento do vendedor
Acima de tudo observe o comportamento do vendedor, se ele se mostrar irritado ou impaciente quando se encontrarem para fechar a compra indicam algo de errado.
Se o vendedor se negar a permitir testes no smartphone pode fugir que a chance de golpe é grande.
Desculpas sobre algum recurso não presente também são indícios de golpe, coisas como “essa versão veio sem” ou “esta cor é exclusiva” são sinais de golpe.
Sempre observe tudo, desde do comportamento do vendedor até detalhes no smartphone, isso irá evitar dores de cabeça futura.