Como remover riscos da tela do notebook

A tela está riscada? Sua TV incomoda porque tem vários riscos? Veja como remover riscos da tela do notebook de maneira simples com produtos que você tem em casa.

[ad#texto]

Como remover riscos da tela do notebook
Como remover riscos da tela do notebook

Este é um problema que aflige muita gente, afinal, sempre estamos correndo o risco de sofrer algum tipo de acidente com o notebook e termos no final a tela riscada, e acredite, como a tela é o local que concentra toda a sua visão, um (ou vários) riscos vão te incomodar um bocado, então vamos passar algumas dicas de como remover riscos da tela do notebook.

As dicas a seguir valem para telas de LCD e LED em geral, e é sempre bom ter em mente que não se pode pressionar demais a tela, pois isso pode danifica-la, pois afinal de contas é um componente sensível.

Caso a sua tela tenha problema de pixel morto, tenho uma dica que vai resolver o seu problema sem que você precise trocar ou gastar seu precioso dinheiro.

Antes de iniciar, leia atentamente o post e tome cuidado ao tentar seguir alguma das dicas que vou apresentar e lembre-se, faça por sua conta e risco, não nos responsabilizamos por eventuais danos ao seu equipamento.

Como remover riscos da tela do notebook: pasta de dente

Sim, pasta de dente pode ser um excelente produto para remover riscos, contudo é preciso que seja aquela pasta em creme branca (não utilize aquelas que são em gel), basta pegar uma pequena quantidade e com o auxilio de um cotonete esfregar delicadamente sobre o risco.

Para remover basta pegar um pano macio, deixa-lo levemente úmido e esfregar devagar em movimentos circulares.

Nos testes que fiz, vários riscos ficaram praticamente imperceptíveis, é uma boa, só é preciso ter cuidado com o tipo de pasta utilizar, esqueça aquelas que contém cristais, são coloridas ou em gel, compre a mais básica possível, em creme e branca.

Como remover riscos da tela do notebook: cera de carro

Lembre-se, é cera limpadora e não polidor.

A cera de carro vai limpar a tela e poderá remover pequenos riscos superficiais, mesmo sem riscos eu geralmente utilizo quando a tela está muito suja, pois o resultado da limpeza é fantástico.

Para aplicar pegue um pequeno pedaço de algodão (daqueles especiais para polimento) e aplique uma pequena quantidade em movimentos circulares por toda a tela e depois para remover pegue um pedaço generoso do mesmo algodão e também com movimentos circulares vá removendo o produto.

Só vai remover os riscos menores e mais superficiais.

Como remover riscos da tela do notebook: borracha escolar

Esta dica é meio controversa, existem tipos e tipos de borracha e o jeito aqui é ir (com muito cuidado) testando diversos tipos de borracha até encontrar aquele que se ajusta melhor ao seu tipo de tela (lembre-se que existem diversos tipos de telas de notebooks).

Como a tendencia é que com a borracha você exerça mais pressão, por isso tome cuidado.

Como remover riscos da tela do notebook: Displex

Este é um produto caro que pode ser comprado pela internet e é próprio para este tipo de trabalho, porém em telas com aplicação de camada anti-reflexiva não é indicado, pois vai remove-la.

A vantagem do Displex é que ele remove até mesmo os riscos mais profundos, então geralmente ele é emprega em telas que sofreram vários riscos profundos, onde a chance de remover a camada anti-reflexiva vale a pena mediante o resultado na remoção de riscos.

Como remover riscos da tela do notebook: banana

É isso mesmo, tem muita gente que usa banana, basta descascar e cortar ao meio e esfregar na região do risco. Muita gente garante que resolve.

É óbvio que vai deixar muito resíduo de fruta na tela e a limpeza depois do trabalho vai ser complicada, além do fato que vai deixar cheiro por vários dias, mas se no final os riscos estiverem removidos até que vale a pena todo o esforço.

Esta dica veio da galera que recuperava CD´s riscados usando banana lá na longínqua década de 90.

Como remover riscos da tela do notebook: vaselina

É estranho, mas vai resolver.

Pegue uma pequena gota de vaselina e coloque sobre o risco e em seguida espalhe com um cotonete, depois basta remover o excesso com um algodão e pronto, o risco sumiu.

Geralmente quando eu estou tentando recuperar uma tela eu aplico a pasta, removo completamente e depois faço a aplicação da vaselina, em cerca de 90% dos casos os riscos desaparecem ou ficam tão difíceis de serem percebidos que só serão notados se você se esforçar muito.

Para casos gravíssimos existem empresas especializadas em polir telas de LCD/LED, porém além de serem  difíceis de serem encontradas não é um trabalho barato e em telas mais comuns é mais barato trocar a tela.

 

Petter Rafael

Desenvolvedor Web atua com as tecnologias Java e PHP apoiadas pelos bancos de dados Oracle e MySQL. Além dos ambientes de desenvolvimento acima possuiu amplo conhecimento em servidores Apache/Tomcat, Photoshop, Arte & Foto, Flash e mais uma dezena de ferramentas e tecnologias emergentes. Atualmente colabora com o Viablog escrevendo sobre programação e tecnologia.