Como proteger seu celular: dicas de segurança para o seu celular

Veja dicas básicas de segurança saber como proteger seu celular e se livre de problemas em casos de perdas, furtos e golpes on-line.

Como proteger seu celular: dicas de segurança para o seu celular
Como proteger seu celular: dicas de segurança para o seu celular

Muitos golpes, além do risco de perda ou furto rondam seu celular, por isso vamos mostrar dicas de como proteger seu celular dessas ameaças.

Vale ressaltar que um smartphone hoje concentra aplicações de redes sociais, bancárias além de e-mail e outros controladores de acesso diversos.

Em resumo, perder um smartphone – ou ser furtado – pode trazer muita dor de cabeça para vítima.

Além disso estamos diariamente sucetíveis a sofrer golpes que podem resultar desde o sequestro de contas em redes sociais até mesmo prejuízo financeiro.

Como proteger seu celular: veja as dicas

Existem configurações de segurança que devemos adotar no próprio smartphone, seja ele um iPhone ou Android.

Outros ajustes precisam ser realizados diretamente no aplicativo.

Tela de bloqueio

Precisamos começar pelo básico e o mais abrangente, é básico colocar senha ou controle biométrico para o acesso geral ao seu smartphone.

Uma vez ativado é definido um tempo de inatividade para que o seu smartphone bloqueie, evitando assim que o smartphone seja esquecido ativado.

Além disso com a tela bloqueada o smartphone somente poderá ser desbloqueado por quem souber da senha (e/ou padrão de acesso) ou que possuir o acesso biométrico.

Reconhecimento facial

Smartphones mais novos, notadamente iPhone’s, possuem reconhecimento facial, o que dificulta ainda mais o acesso por pessoas não autorizadas.

Inclusive extendendo este recurso do smartphone para aplicativos financeiros, com o objetivo de autenticar e validar transações financeiras.

Autenticação de dois fatores

Nos aplicativos é boa ideia ativar a autenticação de dois fatores, utilizando para receber o código de permissão (segundo fator) via SMS, e-mail ou ainda aplicativo próprio para isso.

Falando de aplicativos específicos para gerar o código de acesso temos as opções do Google e da Microsoft.

Com a autenticação de dois fatores (2FA) ativa, mesmo que seu usuário e senha vazem um potencial invasor ainda assim não conseguirá acessar sua conta por não possuir acesso ao segundo fator.

Senha para o sim-CARD

Com a senha para o sim-CARD ativa cada vez que o smartphone foi reiniciado ou que o sim-CARD for removido será solicitada a senha configurada previamente.

Caso a senha informada esteja errada o cartão será bloqueado e o usuário precisará ir na operadora para ser desbloqueado.

Bloqueio de IMEI

Um smartphone possui um número único para que possa ser identificado em qualquer local, este número se chama IMEI.

Em casos de perda ou furto o proprietário poderá solicitar o bloqueio do IMEI do aparelho, transformando o mesmo em um peso de papel.

Utilizando os números PIN e PUK que são fornecidos no momento que você comprou o chip é possível também bloquear o chip.

Essas ações em casos extremos desestimulam o furto de aparelhos para venda e/ou troca.

Acesso remoto

Em um caso extremo, quando seu smartphone não poderá mais ser recuperado só resta de opção acessar remotamente seu smartphone para apagar todo o seu conteúdo.

Esse recurso funciona tanto para iPhones quanto para dispositivos Android.

Se você possui um smartphone Android basta acessar o endereço android.com/find e seguir o passo-a-passo da tela.

Se você possui um iPhone basta acessar o endereço icloud.com e seguir o passo-a-passo da tela.

matrix
matrix

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 316 outros assinantes

Busca

novembro 2022
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Categorias