Como proteger APPs de banco: caso de roubo ou furto do celular
Veja como proteger APPs de banco caso seu smartphone seja roubado ou furtado e impeça que transferências e pagamentos sejam realizados.
Veja como proteger APPs de banco caso seu celular for roubado ou furtado e evite que golpistas roubem dinheiro ou movimentem suas contas bancárias.
Se antes o objetivo do furto era a revenda do aparelho, agora o principal motivo é acessar aplicativos bancários para movimentar a conta bancária da vítima.
Ao movimentar a conta dinheiro pode ser transferido para um laranja ou ainda contas podem ser pagas, mas de qualquer forma a vítima sempre irá perder seu dinheiro.
Como proteger APPs de banco: caso de roubo ou furto do celular
Para se proteger é necessário manter as configurações de segurança do celular bem ajustadas, além é claro de configurar devidamente os aplicativos.
O primeiro passo é sem dúvidas entrar no programa Celular Seguro do Governo Federal, a fim de facilitar o bloqueio e controle em casos de roubo ou furto.
Além disso é importante adotar as medidas relacionadas abaixo:
- Sempre utilize a configuração de bloqueio da tela de início do celular e selecione a opção de bloqueio automático mais rápida
- Sempre mantenha o sistema operacional e aplicativos atualizados
- Evite utilizar o recurso de lembrar senha em sites ou aplicativos que exijam maior segurança
- Nunca anote senhas em bloco de notas, WhatsApp ou e-mail
- Nunca realize jailbreak ou escale para root utilizando aplicativos de fontes não oficiais e desconhecidas
- Formule senhas fortes e que sejam difíceis de serem “descobertas”, evitando sequencias, datas ou qualquer coisa que relacione a sua pessoa
- Desative notificações que seriam exibidas na tela de bloqueio
- Prefira utilizar aplicativos bancários que exijam senha, de preferência biometria própria, ao confirmar qualquer transação financeira
- Adicione PIN ao chip do seu número, impedindo que o smartphone seja reiniciado por qualquer pessoa