Como não cair em golpes na internet: o manual completo
Vamos explicar como não cair em golpes na internet detalhando os principais tipos de golpes e como evita-los sem correr nenhum risco.
O risco de cair em um golpe on-line é real, por isso vamos explicar como não cair em golpes na internet.
Cada dia que se passa os golpistas estão mais espertos e inventam as mais diversas formas para enganar você.
Por isso é preciso tomar cuidado e sempre desconfiar de tudo e de todos, pois as vezes um contato conhecido por ter caído em um golpe antes e as mensagens dele podem ser de um golpista na realidade.
Além de ser um alvo para golpistas o usuário da internet ainda tem que lidar com vazamentos de dados e isso tem ocorrido com cada vez mais frequência.
Como não cair em golpes na internet: o manual completo
Basicamente o golpista precisa enganar a vítima alvo e faze-la liberar acesso, seja a sua conta, smartphone ou qualquer outro serviço on-line.
Sem enganar a vítima para que a mesma envie código de liberação de acesso, repasse senhas ou número de cartão é muito complicado que o golpista obtenha sucesso.
Por isso é tão importante estar sempre atento e qualquer sinal de anormalidade procurar cortar qualquer comunicação com o suspeito.
Resumidamente o usuário da internet precisa tomar cuidado com algumas ações que representam risco direto a sua segurança:
- Clicar em links desconhecidos
- Instalar algum aplicativo que venha de fora das lojas oficiais
- Repassar senhas ou códigos de acesso solicitados por algum golpista disfarçado de atendente virtual
- Nunca enviar PIX para golpistas realizando ameaças de sequestros, perseguições ou violência quando contactado pelo WhatsApp
Sites, e-mails ou ligações de phishing
Este é um truque velho, mas que ainda tem funcionado muito bem.
Neste golpe o golpista monta um e-mail ou site falso, normalmente fingindo ser alguma empresa real com o objetivo de enganar o usuário.
Deste modo o golpista tenta obter dados de acessos ou dados financeiros para tentar conseguir lograr êxito ao subtrair dinheiro da vítima.
Quando obtém sucesso acaba sendo difícil para a vítima identificar o verdadeiro autor, pois o mesmo utilizou seus próprios dados.
A melhor forma de se precaver é nunca confiar em mensagens onde alegando ser de uma instituição ou empresa solicitam seu usuário e sua senha, ou ainda os dados do seu cartão de crédito.
Uma comunicação real da empresa nunca irá solicitar tais dados.
O mesmo vale para ligações que recebemos se fazendo passar por central de atendimento de bancos, geralmente informando uma possível fraude e pedem todos os seus dados para confirmar.
Em casos de sites verifique sempre o domínio (aquele que fica lá em cima no navegador), se realmente é o domínio da empresa.
Lembrando que diversos sites falsos publicam promoções no Facebook com preços muito abaixo da média, então sempre desconfie de promoções excessivas.
Mensagens via WhatsApp
Muitos já devem ter recebido mensagens de algum contato pedindo dinheiro urgente para algum imprevisto ou ainda uma mensagem aterrorizante informando o sequestro de algum parente ou amigo.
Em todos esses casos o golpista pede a transferencia de dinheiro via PIX.
Geralmente o golpista consegue os dados de seus amigos e os seus também através de vazamentos e por isso o usuário acaba ficando preocupando.
Mas o caminho a seguir é nunca realizar o PIX e comunicar a delegacia de crimes virtuais o mais rápido possível.
Passando o cartão de crédito mais de uma vez
Esse tipo de golpe existe desde muito tempo atrás e precisa que o golpista tenha acesso físico ao seu cartão de crédito.
Geralmente isso ocorre de duas formas, ou o golpista precisa pegar o seu cartão e passar em uma máquina chamada de chupa-cabra para obter seus dados.
Ou ele irá pedir para você mesmo passar o cartão mais de uma vez, onde a primeira vez ele clona os dados e na segunda faz de fato a transação financeira.
Então nunca dê o seu cartão na mão do vendedor ou atendente e no caso de solicitar a segunda tentativa não faça.
E novamente, avise a delegacia de crimes virtuais o mais rápido possível.
E qualquer desconfiança de cópia do seu cartão de crédito acione a sua instituição financeira o mais rápido possível e bloqueie o cartão.